CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

FRANCIELLE BATISTA / Prevenção e Diagnostico precoce na luta contra o câncer

FRANCIELLE BATISTA / Prevenção e Diagnostico precoce na luta contra o câncer
avaliar matéria

Fechando o mês do Outubro Rosa,venho trazer uma mensagem de cuidado as mulheres do Tocantins.

Quando temos a prevenção como meta construímos uma saúde duradoura e segura.
Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos como manifestação esportiva e ganhou força nos anos dois mil, espalhando-se como manifestação pró saúde feminina pelo mundo a fora.

O foco das cores de cada mês visa alertar as pessoas quanto à necessidade de realizar os exames de rotina, buscando detectar lesões precoces permitindo,assim,uma maior chance de resolução e cura da doença.

Para nós mulheres a rotina de prevenção de câncer de mama é composta por uma mamografia, anual, após os 40 anos, não nos esquecendo do autoexame que deve ser feito mensalmente. Em relação ao câncer de colo uterino o exame preventivo deve ser realizado anualmente e a novidade é o teste de DNA HPV, esse exame detecta a presença de DNA do vírus que está associado ao desenvolvimento de câncer de colo do útero, assim , caso este teste seja negativo a mulher poderá fazer intervalos mais longos entre uma prevenção e outra, já nos casos de positividade ela será encaminhada pra procedimentos de investigação mais detalhados.

O segredo, portanto, é ter um ginecologista pra chamar de seu, esse trocadilho associa você ao coração de um médico que irá cuidar de sua saúde com amor, técnica e seriedade. A todas as mulheres desejo uma vida longa, saudável, feliz e cheia da presença de Deus!

Francielle Batista de Oliveira

1-Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia 2003
2-Segundo tenente médica da Força Aérea Brasileira 2004
3- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Regional da Asa Norte da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal
4- Docente do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins
5- Médica efetiva do serviço de urgência e emergência do HGP
6- Habilitação em estética íntima e laser vaginal
Membro do corpo clínico do Hospital IOP Palmas


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também