O arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, emitiu comunicado na noite dessa quinta-feira, 19, com recomendações mais restritivas aos fieis para prevenção ao avanço do novo coronavírus, o Covid-19. Nela, o religioso pede para que as pessoas fiquem “em casa, no isolamento, pessoal ou familiar, de acordo com as orientações de sanitaristas, de infectologistas e dos decretos, emanados pelas autoridades competentes”.
Missas de portas fechadas
No comunicado, ele determina que, a partir desta sexta-feira 20, “até segunda ordem, as missas sejam celebradas nas paróquias, de portas fechadas, sem a presença do povo, exceto de uma pequena equipe de canto e de celebração, nos horários determinados por cada pároco”. Dom Pedro ainda decidiu que as missas, “ao menos, as dominicais, poderão ser assistidas pelas TVs e rádios católicas e por outros meios que as paróquias dispuserem, a escolha dos fiéis”.
De portas fechadas
Outras celebrações, como, por exemplos, casamentos e batizados, inadiáveis, e velórios, de acordo com o comunicado, “só poderão acontecer, excepcionalmente, de portas fechadas, com as presenças de, no máximo, dez pessoas. Novas agendas não deverão ser feitas, até segunda ordem”.
Mutirões de confissões
Ainda estão cancelados “os mutirões de confissões, já previstos no tempo quaresmal”. O comunicado estabelece que “os atendimentos individuais dos fiéis continuarão acontecendo normalmente nas paróquias, com exceção naquelas em que os párocos se enquadrem no grupo de maior vulnerabilidade ao coronavírus”.
Visita a idosos
Sobre a visita a idosos e enfermos, dom Pedro pediu que “sejam restritas aos casos absolutamente necessários, cuidando para que sejam observadas, rigorosamente, as normas vigentes das autoridades sanitárias”.