Mais 50 estudantes foram repatriados nesta quarta-feira, 22, pelo governo estadual. Os tocantinenses que estavam na Bolívia saíram segunda-feira, 20, às 18 horas da cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e chegaram a Palmas na quarta-feira, 22, às 9h50, em um ônibus e três vans. Assim que chegaram à Capital, os alunos foram levados para o Hospital Geral de Palmas (HGP), onde foram submetidos a testes rápidos para possível diagnóstico de Covid-19. Todos deram negativos.
Protocolo de segurança
A equipe da Secretaria da Saúde (Sesau) montou uma estrutura para receber os estudantes. Conforme desciam dos ônibus, os alunos recebiam uma senha, depois realizavam cadastros e preenchiam uma ficha de isolamento. Em seguida, era feito o teste rápido, com resultado em 15 minutos. Os testes foram concluídos às 11 horas. Conforme eram liberados os testes, os estudantes se organizaram nos micro-ônibus disponibilizados pelo Estado para retornarem aos seus municípios.
Apesar do teste negativo para Covid-19, seguem para quarentena
Os estudantes ficarão em quarentena domiciliar ao chegarem em suas cidades. “Todos os municípios que estão recebendo os estudantes repatriados estão sendo orientados pelo Centro de Informações Estratégicas da Vigilância da Secretaria a realizarem o monitoramento desses alunos”, explicou Perciliana Bezerra Carvalho, superintendente de Vigilância em Saúde.
Parcerias
A operação contou com apoio da Polícia Civil do Tocantins, que fez a escolta dos veículos durante todo o trajeto até a Capital; da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que forneceu micro-ônibus para levar os alunos da Capital até os municípios que residem seus familiares; e da Casa Militar (Camil), que articulou a operação e disponibilizou servidores na ação.