O governo estadual assina na manhã desta quinta-feira, 5, uma proposta de cooperação técnica, acadêmica e científica, bem como o intercâmbio de informações, de experiências e de pessoal nos campos do planejamento, administração, gestão, docência, pesquisa e cultura com o Instituto Latino–Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (ILANUD), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).
Assistência
Entre as proposições apresentadas, o governo do Tocantins prestará assistência institucional, técnica, administrativa e financeira para viabilizar as operações, serviços, programas, atividades e ações do Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime (COPLAD), programa do ILANUD, o qual será instalado em sede, com espaço físico adequado, em Palmas.
Participações
Participam da cerimônia o governador Mauro Carlesse (DEM); o diretor do ILANUD, Douglas Durán Chavarría; tendo como testemunha o desembargador Marco Villas Boas e o secretário-geral do COPLAD e do Fórum Mundial de Segurança Humana na América Latina, Eduardo César Leite.
ILANUD
O ILANUD tem por princípio colaborar com governos para o progresso social, econômico e ambiental dos países da América Latina e Caribe, por meio da formulação e incorporação de planos e iniciativas adequadas para prevenir a criminalidade e aprimorar a justiça criminal, seguindo o cumprimento de serviços, programas, atividades e ações que incluem estudos, pesquisa, capacitação e assistência técnica. (Com informações da Secom/Tocantins)