O Comitê de Enfrentamento da Covid-19 de Guaraí decidiu em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 27, seguir os passos de Araguaína e Paraíso do Tocantins e também flexibilizou as medidas de contenção e de isolamento social para combate ao coronavírus. O grupo é formado por membros do Poder Executivo e Legislativo, Associação Comercial e Industrial (Aciag), forças de segurança e vigilância sanitária. As novas determinações serão publicados nesta edição do Diário Oficial.
Higienização e espaçamento
Conforme adiantou a Prefeitura de Guaraí, a abertura do comércio será permitida, mas uma série de restrições devem ser cumpridas como medidas de prevenção contra o coronavírus. Os comerciantes deverão colaborar com higienização, esterilização e obedecer 10 metros quadrados por cliente, além de respeitar os 2 metros de distância entre uma pessoa e outra.
Suspensão é mantida em algumas frentes
Os restaurantes, bares, casas de eventos festivos e culturais, feiras livres – incluindo a municipal – e cultos religiosos deverão seguir fechados. No caso dos produtos alimentícios, estes poderão operar somente por entrega a domicílio.
Não podemos entrar em pânico
A prefeita Lires Ferneda defendeu que o momento é para consciência dos fatos e ao mesmo tempo consenso e equilíbrio das ações. “Nós como líderes não podemos entrar em pânico, mas com prudência, bom senso e evitar radicalização. Pequenas ideias estão causando grandes mudanças na sociedade”, frisou.