A conclusão da BR-235 em trecho que liga Pedro Afonso a Alto Parnaíba (PA) foi pauta de um protesto realizado no sábado, 30, por lideranças políticas e produtores rurais da região norte. Eles afirmam que já são 30 anos de espera para que a pavimentação chegue à região.
DNIT faz estudos, mas bancada precisa agir
Conforme os protestantes, a obra teria sido paralisada por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) após constatação de irregularidades. Eles afirmam que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está fazendo novos estudos da viabilidade sobre a conclusão e, neste sentido, cobram pressão das bancadas federais para que o governo garante dotação orçamentária para a conclusão.
Escoamento
Ex-prefeito de Pedro Afonso, José Edgar destacou à Coluna do CT a importância do trecho para a economia. “Facilitaria a vida dos produtores, porque o transporte onera muito os custos. Vai desenvolver muito a região”, disse o político, que cita que a pavimentação derrubaria quase pela metade o trajeto feito pela produção agrícola do Maranhão e do Piauí para chegar ferrovia Norte-Sul.