O Boletim Epidemiológico de Darcinópolis desta quinta-feira, 21, expôs uma exponencial crescimento de casos da Covid-19. A cidade já chegou a 65 novos casos da doença, número que a coloca em primeiro no lugar no ranking do Bico do Papagaio, onde está localizada, e em terceiro no estadual, à frente de Gurupi (63), Paraíso (62), Nova Olinda (49) e Cariri (49). A secretária municipal da Saúde e Saneamento, Antônia Rodrigues de Brito, admitiu à Coluna do CT extrema preocupação com a evolução do novo coronavírus na cidade.
Dificuldade em conscientizar população sobre riscos da Covid-19
Antônia Rodrigues explica que, pelo cenário, esperava que a Covid-19 chegasse no município, mas não “de forma tão explosiva”. Por outro lado, a secretária destaca a dificuldade de conscientizar a população. “Desde o princípio da doença buscamos orientar às pessoas e empresas a respeito das medidas a serem adotadas. Infelizmente não obtivemos êxito, e não estamos conseguindo convencer as pessoas da importância da vida”, comenta.
Às margens da BR-226
Outro fato que pode ter contribuído para o alto número de casos em uma cidade com população estimada de 5,8 mil pessoas é o fato da cidade estar ligada a uma rodovia federal. “Possuímos uma configuração diferente. Estamos às margens da BR-226, temos grande fluxo de gente em virtude da empresas instaladas em nosso município. Somos uma cidade pequena, porém com grande movimento”, comenta a secretária.
Medidas de contenção
A prefeitura adotou como medidas de contenção ao avanço da Covid-19: o uso obrigatório de máscara, o fechamento da cidade com barreira sanitária e até a dedetização do comércio local, que está funcionando só o essencial, com restrições.
Enfrentar o Covid-19 juntos
Antônia Rodrigues ainda destaca a atuação dos servidores da saúde e garante que o município tem cumprido os protocolos. “Temos uma equipe de profissionais que trabalha dia e noite no enfrentamento. Estamos testando e orientando àqueles que resultarem em ‘positivo’, assim como os familiares, a cumprir o isolamento social de modo que consigamos reduzir o avanço do vírus”, afirma a secretária, que volta a pedir colaboração da população. “Dia após dia temos conclamado a sociedade que também cumpra com a sua parte. Precisamos enfrentar esse mal juntos. Só assim sairemos vitoriosos”, encerrou.