CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Mesmo com 35 municípios sob “lockdown”, isolamento social do Tocantins está em apenas 37,25% e Estado é o 25º no ranking nacional

Apesar de 35 municípios do Tocantins, legalmente, estarem em lockdown, o Índice de Isolamento Social do Estado, medido pela empresa de geolocalização In Loco, pouco alterou. Conforme os dados dessa quinta-feira, 21, apenas 37,25% dos tocantinenses estavam em isolamento social, um pouco acima do resultado do início do mês, quando marcava 32,1%. O índice dessa quinta coloca o Tocantins na 25ª posição do ranking nacional.

Lockdown difícil

O lockdown no Estado começou às 18 horas do sábado, 16, vai até as 18 horas deste sábado, 23. Prefeitos reclamaram à Coluna do CT nesta semana das dificuldades de cumprir o confinamento determinado pelo governador Mauro Carlesse (DEM). As pessoas resistem e falta pessoal para exigir o cumprimento da medida, alegaram.

Máxima de 48%

O Índice de Isolamento Social mais alto alcançado pelo Tocantins, de 48%, foi registrado no dia 2 de abril, bem no início da quarentena. Depois baixou para 43% no dia 8 de abril, no dia 15 caiu para 37,3% e no dia 30 de abril desceu a 32,1%.

De 70% a 80%

O médico Estevam Rivello, conselheiro federal de Medicina e que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Hospital Geral de Palmas (HGP), também no enfrentamento à Covid-19, disse em entrevista à Coluna do CT que esse isolamento precisaria chegar a 70% ou 80% para o Tocantins conseguir “alongar e não estressar o serviço de saúde no quesito número de atendimento”.

Marcas serão batidas a partir desta 6ª

O Estado deve ultrapassar nesta sexta-feira, 22, a marca dos 2 mil casos de Covid-19 e deve contar nos próximos dias mais de 50 mortes pela doença — oficialmente, até agora são 47.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também