CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Relatório do TCE identifica irregularidades no Portal da Transparência do MPE

Relatório de fiscalização da 2ª Diretoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aponta que o Portal da Transparência do Ministério Público do Tocantins (MPE) está em desconformidade com as legislações que regulamentam a plataforma. Segundo o TCE, o MPE não cumpriu com 18 dos 43 itens avaliados. Aproximadamente 42% do programa está irregular.

Irregularidades

O TCE identificou que as informações pormenorizadas sobre a despesa e receita não foram liberados “em tempo real” e verificou que não consta na plataforma: os quadros e anexos do PPA, LDO e da LOA; o regulamento da Lei de Acesso à Informação (LAI), a competência das unidades do órgão e o responsável pelo site.

Sem dados de convênios

Informações de repasse de recursos financeiros recebidos e de convênios celebrados também não foram encontrados no Portal da Transparência do MPE. Ainda não há possibilidade de gravação de relatórios completos para facilitar o reuso e o cruzamento das informações no site, conforme prevê a legislação.

PGJ notificada

Em despacho, o conselheiro substituto Márcio Aluízio Moreira Gomes determina a notificação do procurador-geral de Justiça, José Omar de Oliveira, para que apresente  defesa e documentos comprobatórios de suas alegações acerca das irregularidades apontadas pelo relatório.

Providências imediatas

Em nota ao CT, o MPE afirmou que já determinou ao corpo técnico que adote “providências imediatas” para aperfeiçoar o Portal da Transparência. Por outro lado, é destacado que a plataforma “segue com rigor” a padronização estabelecida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e que foi classificado pelo mesmo como “excelente” no quesito transparência.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também