Confira abaixo as principais notícias desta quarta-feira, 20:
Em Fórum de Governadores, Carlesse é incluído em grupos para avaliar Previdência e socorro aos Estados
No 3º Fórum de Governadores, em Brasília, nesta quarta-feira, 20, o governador Mauro Carlesse (PHS) foi incluído em dois grupos de trabalho formados para avaliar e discutir tanto o regime próprio de Previdência dos Estados como também as medidas emergenciais da União para socorrer as unidades da Federação.
Executiva nacional arquiva processo de expulsão de Cinthia Ribeiro e outros 3 prefeitos do PSDB
A executiva nacional do PSDB decidiu na manhã desta quarta-feira, 20, arquivar os processos de expulsão contra os prefeitos de Palmas, Cinthia Ribeiro; São Paulo, Bruno Covas; Manaus, Arthur Virgílio; e de Santos, Paulo Alexandre Barbosa. Todos os processos ainda estavam em tramitação nos diretórios regionais do Tocantins, São Paulo e Amazonas, e por infidelidade partidária.
Shopping a Céu Aberto volta à pauta da Câmara; “Proposta mal concebida”, dispara Milton Néris
Vereadores de Palmas usaram a Tribuna da Câmara na manhã desta quarta-feira, 20, para reclamar do Shopping a Céu Aberto, projeto do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB) que não agradou comerciantes de Taquaralto. Segundo alguns parlamentares, os empresários da região tem reclamado dos impactos de algumas medidas adotadas, principalmente o estreitamento das vias da Avenida Tocantins. Atualmente as obras estão suspensas.
Milton Neris (PP) afirmou que a gestão passada trouxe prejuízos à Avenida Tocantins após as mudanças feitas no logradouro, que é referência ao comércio varejista de Palmas. “Um dos comércios mais fortes no varejo de vendas de produtos populares. Tudo isso foi prejudicado por uma proposta mal concebida, ausência de projeto, decisão monocrática, passando por cima de direitos de pessoas que não foram ouvidas”, disse.
Câmara pode cassar vice suspeito de ter mandato matar prefeito de Novo Acordo
A Lei Orgânica de Novo Acordo estabelece que os gestores do município não podem se ausentar por mais de 15 dias do município, e é com base neste dispositivo que os vereadores estudam a possibilidade de cassar o mandato do vice-prefeito Leto Moura Leitão Filho, o Letim Leitão (PRB), preso na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP) desde janeiro, acusado de ser o mandante do atentado contra o prefeito Elson Lino de Aguiar Filho, o Dotozim (MDB).
Preocupados com Uber, taxistas e mototaxistas cobram fiscalização em Palmas
A Câmara de Palmas foi palco de uma manifestação nesta terça-feira, 19, para cobrar fiscalização do transporte de passageiros clandestino na Capital. A mobilização foi provocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Condutores de Veículos de Duas Rodas de Palmas (Sindiciclo) e contou com a adesão de taxistas e mototaxistas.
Segundo o Sindiciclo, apesar dos vereadores terem aprovado Lei para regulamentar a atuação de aplicativos de transporte na cidade, o Uber, principal empresa que opera na Capital, não teria realizado a regularização junto à prefeitura.
Prefeitura garante disposição para dialogar, mas Sisemp mantém protesto do dia 27
A Prefeitura de Palmas recebeu na noite dessa terça-feira, 19, o Sindicato dos Servidores Municipais de Palmas (Sisemp) para discutir o pagamento das progressões horizontais e verticais em atraso. O presidente do sindicato, Hegel Albuquerque, afirmou que esperava que seria apresentado um cronograma de pagamento, mas isso não ocorreu. O município garantiu no encontro que vai manter os esforços para honrar os compromissos com os servidores.
Conforme Hegel, a prefeitura ficou de apresentar um cronograma de pagamento até o dia 11, quando a categoria fará assembleia para decidir sobre o estado de greve em que encontra. No entanto, no material divulgado após a reunião, o município não deu essa informação.
O presidente do Sisemp afirmou ao Podcast CT que está mantido o protesto da categoria previsto para a frente da prefeitura no dia 27.
Presidente Bolsonaro entrega ao Congresso proposta da Reforma da Previdência
Depois de mais de um mês de discussões entre as áreas econômica e política do governo, a principal proposta da área econômica será apresentada nesta quarta-feira, 20. Às 9h30, o presidente Jair Bolsonaro irá à Câmara dos Deputados, acompanhado de ministros, entregar a proposta de reforma da Previdência, que pretende instituir idades mínimas de aposentadoria para os trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada.
Sem acordo em relação a progressões, educação de Xambioá paralisa nesta quinta-feira
Professores e servidores da rede de ensino de Xambioá preparam uma paralisação para esta quinta-feira, 21, em protesto ao não pagamento de progressões e titularidades. Interlocutora do grupo, a professora Antônia Rita Costa Monteiro explicou ao CT que a medida é uma reação ao descumprimento de acordo que previa as concessões até dezembro do ano passado. Além de paralisar, os funcionários público promoveram protesto em frente ao Paço. A prefeitura chegou a fazer propostas ao grupo, que foram recusadas.