O campus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins (UFT) receberá nesta sexta-feira, 25, a partir das 14 horas, o seminário “Experiências de Transição” ministrada pela Comissão de Acompanhamento da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O evento contará com a presença da vice-reitora da UFT,Ana Lúcia Medeiros.
Primeiro passo
Para a presidente da Comissão de Acompanhamento, Kênia Rodrigues, esse seminário é o primeiro passo para a comunidade acadêmica entender como se dá o processo de implantação de uma nova universidade. “Nós queremos um novo modelo de gestão, que é o quesito fundamental para a criação e o desenvolvimento da UFNT na região”, destaca a professora, que assistiu sua indicação à reitoria provisória da nova instituição ser rejeitada pelo Ministério da Educação (MEC).
UFNT
A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) foi criada com a sanção da Lei 13.856 de 2019. A nova instituição incorpora os campi de Araguaína e Tocantinópolis da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e junto com elas, todos os cursos, alunos e servidores. Conforme a comissão, a criação da UFNT atende a necessidade de expansão do ensino superior na região Norte do país. A nova instituição beneficiará cerca de 1,7 milhão de habitantes, abrangendo 66 municípios do Tocantins, Pará e Maranhão.