CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Vistoria do MPE na UPA Sul e Centros de Saúde constata falta de medicamentos e insumos

Vistoria do MPE na UPA Sul e Centros de Saúde constata falta de medicamentos e insumos
avaliar matéria

A 27ª Promotoria de Justiça da Capital realizou na segunda, 20, e nessa terça-feira, 21, inspeções em unidades de saúde de Palmas. Foram visitados a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Sul, e os Centros da Comunidade (CSC) da 406 e 508 e Norte. O responsável pela ação foi o promotor Thiago Ribeiro;

Falta de remédios e insumos

A UPA Sul foi a primeira unidade visita pelo promotor, que já constatou falhas. “De imediato recebemos a informação da falta de diversos medicamentos e insumos, como ranitidina, transamin, morfina, hidróxido de alumínio, vacina antirrábica, lençóis descartáveis, dentre outros”, comentou Thiago Ribeiro.

Baixo efetivo

O promotor também apontou para o baixo efetivo da UPA Sul, visto que a unidade atende uma média de 10 mil pacientes, mas que no dia da vistoria, apenas três médicos para cobriam a demanda. 

Centros de Saúde da Comunidade

Já na CSC da 406 Norte, o MPE apontou falta de vacinas como DTP, tetravalente e pentavalente, bem como de cartões de vacinas para novos registros. Conforme a promotoria, 10 agentes trabalham com apenas um computador, sem uniformes adequado e ainda sem receber valores do PMAQ há três anos. Quanto centro da 508 norte foi constatado falta de anestésicos e insumos, além de estrutura física desgastada.

Paço

Por meio da Secretaria da Saúde (Semus), o município esclareceu que mantém efetivo médico superior à recomendação do governo federal. Quanto à falta de medicamentos, a prefeitura esclareceu que alguns não são exclusivas das UPAs e que podem ser encontradas em outras farmácias públicas. Alguns casos específicos citados pelo MPE, segundo o Paço, ocorreu uma falta pontual que já está sendo reposta. A prefeitura também garantiu já ter comprado uniformes para servidores dos CSC, diz que tem trabalho para regularizar o pagamento do PMAQ e que licitação para reforma do centro da 508 Norte já está em andamento.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também