CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Articulador da emancipação do Tocantins, ex-senador João Rocha morre vítima da Covid-19 aos 80 anos

Um dos principais articuladores do processo de emancipação do Tocantins, o ex-senador João Rocha faleceu nesta segunda-feira, 26, aos 80 anos, em Goiânia, vítima da Covid-19. Além do mandato de 1991 a 1999 no Senado Federal, o político foi  diretor do Grupo Jaime Câmara e também será lembrado pelos textos sobre a história política tocantinense. Formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), ele foi conselheiro da seccional goiana da Ordem, foi diretor da Associação Comercial e Industrial e presidiu Sindicato das Empresas de Radiodifusão daquele Estado.

Leia a íntegra das notas de pesar:

“Com pesar, recebi a notícia do falecimento do ex-senador João Rocha, ocorrido nesta segunda-feira, 26, em Goiânia (GO), vítima de complicações causadas pela Covid-19.

João Rocha, de 80 anos, foi um dos primeiros senadores pelo Tocantins e participou ativamente do processo de emancipação do Estado. Durante sua trajetória política, cultivou não apenas eleitores, mas admiradores e amigos. Foi diretor do Grupo Jaime Câmara e, em sua carreira como escritor, deixou um legado sobre a história política do nosso Estado.

Neste momento de tristeza, rogo ao nosso eterno e amado Deus que conceda o consolo, por meio de seu Santo Espírito, a todos os familiares e amigos que, certamente, sentem a partida de João Rocha. Meus sentimentos a todos.

Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins”


Recebi com muito pesar a triste notícia da morte do ex-senador João Rocha Ribeiro, em decorrência da Covid-19, ocorrida nesta segunda-feira, 26. Ele estava internado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.

João Rocha tinha 80 anos, nasceu em Ribeiro Gonçalves, no Estado do Piauí, mas cedo sua família se mudou para Goiás. Seu pai, Cornélio Ribeiro Dias, foi prefeito de Cristalândia, quando o município, agora pertencente ao Tocantins, ficava no Estado de Goiás. Além de empresário rural, ele foi senador e ex-diretor do Grupo Jaime Câmara (GJC).

Neste momento de tamanha tristeza e dor, me solidarizo e peço a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos, dando-lhes forças para superarem este momento difícil e para conviverem com tamanha saudade.

Wanderlei Barbosa
Vice-governador do Tocantins


Perdemos hoje, com o falecimento do ex-senador João Rocha, um dos grandes protagonistas da história do Tocantins. Defensor da criação do Estado, muito contribuiu para que este sonho se tornasse realidade. Sua luta e trajetória em prol das pessoas o credenciou, pelos tocantinenses, a ocupar a cadeira de Senador da República e representá-las no Congresso Nacional.
Neste momento triste, solidarizamo-nos com sua esposa, dona Débora Xavier Rocha, os filhos, amigos e familiares. Unimo-nos em orações para que o Pai Celestial dê forças a todos que enfrentam dificuldades devido a Covid-19.

Meus pêsames,

Vicentinho Júnior
Deputado Federal


O Tocantins perde hoje uma das maiores referências na luta pela criação do Estado, o amigo ex-senador e ex-diretor do Grupo Jaime Câmara, João da Rocha Ribeiro Dias, que aos 80 anos perdeu a batalha para a Covid-19. Ele estava intubado no Hospital das Clínicas da UFG, em Goiânia-GO, e não resistiu.

João Rocha nasceu em 15 de janeiro de 1941, em Ribeiro Gonçalves-PI, mas cedo se mudou com a família para Cristalândia, minha terra natal, então norte de Goiás. Nos tornamos amigos, mais que um amigo, ele era um irmão. João era pessoa especial para nossa família. Seu pai, Cornélio Ribeiro Dias chegou a ser prefeito de Cristalândia.

Ele estudou o primário e o ginásio em Porto Nacional, depois continuou os estudos em Goiânia, formando-se técnico em Contabilidade, onde também iniciou sua trajetória no grupo Jaime Câmara, começando como auxiliar de escritório. Formou-se em Direito, mas continuou no grupo Jaime Câmara, onde chegou a diretor financeiro por longos anos.

João Rocha transformou a vida de muitos jovens, não só de Cristalândia, como Porto Nacional e outros municípios que iam estudar em Goiânia. Ele era nosso porto seguro, pois tinha total aval do senhor Jaime Câmara para apoiar “os nortistas”. Meu irmão Luiz Mourão foi um dos que ele ajudou.

João Rocha exerceu um importante papel na luta pela criação do estado do Tocantins, usando seu prestígio não só no apoio à Constituinte de 88, como na formação da Comissão de Sistematização do Congresso Nacional, onde se discutia a criação do Tocantins que discutiu a criação do Estado. João Rocha faz parte dessa história. Ele chegou a ser senador pelo Tocantins, o que muito nos orgulha, pois foi um reconhecimento do povo tocantinense, pelo ser humano que era e pela sua história, mas poderia ter sido mais reconhecido por tudo que fez. Ele amava o Tocantins.

Estamos todos tristes e pesarosos com sua partida.
Nos solidarizamos com os familiares e amigos, rogando a Deus que conforte o coração de todos por essa perda irreparável.

Paulo Mourão e Família
Ex-deputado estadual e federal


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também