CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Lançamento de “A noiva e outros contos políticos”, de Cleber Toledo, reúne em Araguaína políticos, empresários, escritores e jornalistas

Radicado no Tocantins há quase 21 anos e desde 2005 no comando da Coluna do CT, o jornalista e escritor Cleber Toledo, 53 anos, escolheu Araguaína como a primeira cidade no interior do Estado para fazer o lançamento oficial seu novo livro, “A Noiva e outros Contos Políticos”, pela Editora Veloso, nessa quinta-feira, 14, no Supermercado Campelo da Via Lago.
 
Durante o evento, Cleber ainda foi convidado para ser membro correspondente da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto) e não escondeu o carinho pela cidade ao explicar o motivo de promover o evento. “E é um grande prazer estar aqui em Araguaína. Eu escolhi a Capital Econômica impressionado e maravilhado em como essa cidade está linda, com a grande transformação que recebeu. Todos estão de parabéns, a gestão pública municipal, seus moradores e os empresários. Eu sou cada vez mais apaixonado por esta cidade”, destacou o escritor.

O novo livro

Nessa nova obra, o seu terceiro livro, Cleber Toledo traz, em forma de contos, episódios políticos com perfis típicos que transitam na vida pública. “O conto, diferente do romance, é isso. Ele exige muito mais a exatidão da palavra do que o romance. O romance pode até ser mais livre, o conto não, ele exige uma engenharia de texto. Se você tirar uma vírgula, você derruba o prédio inteiro”, afirmou o escritor, ao ressaltar que um dos temas abordados é manipulação em redes sociais. “Tudo sempre de forma ficcional, nada é tirado da realidade. Os bastidores de mais de 30 anos de cobertura da política se tornaram, para mim, matéria-prima para a construção de histórias totalmente inventadas, mas que dão uma noção ao leitor do que se passa por detrás das cortinas do poder”, reforçou.

Antes deste livro, Cleber Toledo escreveu “Contos que te Conto” (1995) e “2018 – Crise Fiscal, Política e 3 Eleições”, este também pela Editora Veloso.

Sobre o lançamento da nova obra em Araguaína, Toledo disse que ficou emocionado com a calorosa receptividade por parte de seus colegas jornalistas, dos escritores, dos políticos, empresários e leitores. “Foi um banho de generosidade, uma demonstração enorme de uma amizade que cultivo há anos, ainda que à distância”, disse o escritor. Ele destacou o apoio, em especial, que recebeu da comunicadora Cícera Maria, da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto) e do grupo Campelo.

Cleber Toledo na foto com escritores membros da Academia de Letras de Araguaína, a Acalanto

NOITE PRESTIGIADA

O lançamento de “A noiva e outros contos políticos” reuniu algumas das principais figuras das letras, do jornalismo, da política e mundo empresarial de Araguaína, como os prefeitos de Araguaína, Wagner Rodrigues, e de Nazaré, Clayton Paulo, o ex-prefeito Ronaldo Dimas, o deputado estadual Jorge Frederico, os vereadores araguainenses Enoque Neto, Fraudineis Fiomare, Paula Zerbini e Wilson Carvalho, que representou também o senador Eduardo Gomes. José Júnior representou o deputado federal Alexandre Guimarães. Os secretários municipais de Araguaína Davi Fernandes de Oliveira (Comunicação) e José Miguel Filho (Cultura e chefe de Gabinete) também estiveram por lá, bem como o CEO do Grupo Campelo, Edivaldo Campelo; a presidente do Conselho da Mulher e da Cultura do Estado (Cemec), Antônia Lopes Gonçalves; a diretora Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit), Ângela Silva, o líder agropecuarista Júnior Marzola, o presidente da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto), Alexandre Brito; o presidente da Associação Amigos do Museu de Araguaína (AAMAR), professor Régis Carvalho; o professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins, doutor em literatura e autor do prefácio de “A noiva”, Pedro Albeirice.

Araguainenses honrados

Para o prefeito Wagner Rodrigues, presente no evento, o lançamento do livro em Araguaína foi um momento muito especial, pois Cleber Toledo “é um ícone do jornalismo e da comunicação no Tocantins”. “Isso nos alegra muito. Cleber já tem um livro fantástico, que é sobre a história política do Tocantins, e agora tem esse de contos, que estou louco para saber quem é a noiva, não é? Para isso, vou ler todo o livro”, disse o prefeito, ao parabenizar os organizadores pelo evento, bem como a Acalanto.

Convite para a Acalanto

O presidente da Acalanto, Alexandre Brito, ressaltou que Cleber Toledo agora passará a ser membro correspondente da entidade. Essa modalidade de componente é voltada para pessoas que residem fora de Araguaína e possuem reconhecido porte literário.
 
“Cleber é um escritor fenomenal, que leva muito a sério o que pode ser chamado de ‘sacerdócio cultural’, além de ser muito comprometido e humilde, a um só tempo. Além disso, tem forte expressividade para representar a Acalanto em suas ações acadêmicas”, salientou Brito.

Experiência

Jornalista desde 1992, formado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Unoeste, Cleber Toledo atuou em diversos jornais do Paraná, São Paulo e Tocantins. Lecionou em instituições de ensino superior, foi responsável pela coluna Antena Ligada, no Jornal do Tocantins, e criou o blog clebertoledo.com.br, que originou a atual Coluna do CT. Recebeu os títulos de Cidadão Tocantinense, da Assembleia do Tocantins; a medalha Pedro Ludovico Teixeira, da Assembleia Legislativa de Goiás; e de Cidadão Gurupiense, da Câmara de Gurupi.

Confira imagens do lançamento de “A Noiva e outros contos políticos”
Fotos: Tião Eventos


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também