CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

LIVROS & CIA / AGL em luto por João Neves; Albeirice entrevista escritores do TO

Na terça-feira, 28, a Academia Gurupiense de Letras (AGL) perdeu um dos seus integrantes: o médico e escritor João Neves de Paula Teixeira, de 69 anos, que morreu vítima de Covid-19.

Pioneiro

Morador de Gurupi há mais de 30 anos, João Neves era membro-fundador da AGL, tendo participado como suplente do Conselho Fiscal da primeira diretoria da instituição.

Luto

Em nota, o presidente da Academia Gurupiense de Letras, José Roberto Ribeiro, mais conhecido como Professor Robertão, disse que, neste momento de dor, todos os integrantes da AGL se solidarizam com os familiares do acadêmico João Neves, externando voto de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e ao trabalho prestado por ele ao município e, em especial, às letras gurupienses.



As eleições de 2018 do Tocantins sob a ótica de Cleber Toledo

Já está saindo do forno o primeiro livro do jornalista Cléber Toledo, 2018 – Crise fiscal, política e 3 eleições, pela Editora Veloso, reunindo um conjunto de artigos e crônicas, numa abordagem lúcida e bem fundamentada sobre as três eleições que ocorreram naquele ano, em meio à uma grande crise fiscal e política. 

Fora do comum

Pela primeira vez na história, as eleições para o Executivo estadual no Tocantins aconteceram sem o MDB encabeçando chapa, bem como, sem o espectro dos ex-governadores Siqueira Campos e Marcelo Miranda, desde o ano de 2002.

Meandros da política

Mais que um simples livro, esse trabalho de Cleber Toledo é um verdadeiro registro histórico dos meandros da política tocantinense, revelado por quem de fato acompanhou os acontecimentos dessa época com mais profundidade. 

Lançamento

A previsão para lançamento da obra de Cleber Toledo é o mês de setembro próximo, se esse momento de pandemia permitir, é claro.

Vamos aguardar!


Professor da UFT prepara livro de entrevistas sobre autores tocantinenses

O professor Pedro Albeirice, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus de Araguaína, está preparando dois livros de entrevistas com escritores do Estado.

Dois novos livros

Albeirice, que também é autor de vários livros, explica esse novo trabalho literário. O primeiro livro terá entrevistas realizadas pelo próprio Albeirice, enquanto o segundo, contemplará entrevistas levadas a efeito por estudantes, professores e outros pessoas especialmente convidadas pelo autor.

Fonte de Pesquisa

O objetivo da iniciativa, segundo Albeirice, é dotar as bibliotecas tocantinenses e a comunidade em geral de um material de pesquisa a respeito dos autores tocantinenses. As obra deverão ser publicadas pela Editora Veloso, de Gurupi, que desde 2015 edita todas as obras do professor.

Enfoque

Nessas duas edições, serão enfocados apenas escritores que já tenham, ao menos, um livro publicado. As obras não têm qualquer preconceito com relação a gênero. “Aparecerão autores de poesia, narrativa, ensaio, artigo científico, memória, literatura infantil, enfim, toda pessoa que publicou um livro individual deverá ser entrevistada”, explica Albeirice.

Sem ônus

O trabalho faz parte de um projeto de pesquisa de Albeirice, que é doutor em Literatura, e os gastos estão sendo bancados por ele mesmo. Não há qualquer ônus para os autores entrevistados.

Como participar?

Segundo o docente, há cerca de 90 autores que serão enfocados e ainda há mais a descobrir. Se algum escritor ainda não foi contactado, deve enviar, com urgência, mensagem de WhatsApp para (63) 9 9204 1566.  


Certame literário

Até o dia  29 de setembro, estarão abertas as inscrições para o Prêmio Machado – DarkSide Books, voltados para os gêneros de Romances/Contos, Não Ficção, Quadrinhos e Outras Narrativas, tendo como premiação contratos de edição no valor de R$ 20.000,00.

Seleção

O grande prêmio brasileiro promovido pela DarkSide Books tem o objetivo de selecionar textos e projetos originais e inéditos para revelar ao leitor histórias únicas. Em um momento tão delicado do nosso país, a Arte precisa ganhar o seu protagonismo e ser uma ferramenta de luta e acolhimento. 

Regulamento 

Para ter acesso a mais informações sobre esse certame literário, basta acessar este endereço eletrônico.



Edital emergencial de Cultura do Sesc

Como forma de apoiar as diversas e variadas manifestações artísticas e culturais do Tocantins nesses tempos de pandemia, o Sistema Fecomércio Tocantins, por meio do Sesc, realizou na quarta-feira, 29, a abertura das inscrições no Edital de Chamamento Sesc Cultura ON, no link www.sescto.com.br/cultura. Voltado para artistas residentes no Estado.

Apresentação de propostas

O edital contempla a seleção de aproximadamente 50 propostas nas áreas da Arte Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Música e Patrimônio Cultural. Os selecionados serão informados via e-mail e o resultado será divulgado no site www.sescto.com.br. Informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (63) 3212-9900.


ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).

Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail [email protected]


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também