CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Livros & Cia / Cleber Toledo lança “2018” na 2ª, em Gurupi; tem tocantinense na Antologia Versoterapia

O jornalista Cleber Toledo estará em Gurupi na segunda-feira, 14, para o lançamento de seu livro “2018: crise fiscal, política e 3 eleições” (Ed.Veloso). O livro, com 574 páginas, é uma coletânea das crônicas e artigos publicados pelo jornalista na Coluna do CT, a partir do fim das eleições municipais de 2016 até o final das eleições de 2018. Os textos foram divididos por blocos temáticos. O lançamento será no Centro de Convenções Mauro Cunha, às 20 horas. Também haverá eventos em Palmas e Araguaína.

A crise fiscal

O primeiro bloco do livro trata da crise fiscal do Tocantins, que levou o Estado ao fundo do poço, estrangulando suas finanças, após anos sucessivos de concessões irreais e falta de planejamento por parte de diversos governos. Outro bloco relembra a disputa do então presidente da Assembleia, Mauro Carlesse, com o então governador Marcelo Miranda.

Da cassação à eleição ordinária

Ainda há uma seção com o pedido de impeachment na Assembleia até a cassação de Marcelo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março de 2018. O livro também resgata o governo interino de Carlesse, as pré-campanhas e as eleições suplementar, para substituir Marcelo, e a ordinária de outubro de 2018.

Breve apresentação

No lançamento, o jornalista Cleber Toledo fará uma breve apresentação da obra e vai assinar exemplares dos leitores. O “2018” está à venda na GEP de Palmas, Gurupi e Araguaína. Também poderá ser adquirido durante o evento.



Tem tocantinense na Antologia Versoterapia

A Editora Recanto das Letras, no comando da editora executiva Cássia Oliveira, acaba de lançar a  “Antologia Poética Versoterapia”, publicação esmerada, reunindo em 340 páginas trabalhos de 75 autores de todo o Brasil, nos mais variados estilos poéticos.

Participação tocantinense

Com muito orgulho, este colunista participa dessa importante obra com duas poesias: “Louco amor”, soneto que foi musicado pela dupla Iray e Irabel, de Paraíso do Tocantins e gravado em CD (Confira aqui o clip no YouTube);  e “Uma questão de felicidade”, poesia que já destacou em vários certames literários.

Mensagem

Em mensagem aos leitores da obra, Cássia Oliveira afirma que o poeta revela a beleza que há nas coisas mais singelas. “Com sua poesia, é capaz de enlevar a alma e despertar sentimentos sublimes. E há quem diga que seus versos são terapia. Deixe que o elixir transborde através de suas palavras: envie-nos seus melhores poemas e participe desta nova antologia poética”, concluiu.


Política pública municipal de fomento ao cooperativismo em Gurupi

Pela Editora Dialética, de São Paulo, a professora gurupiense Kárita Carneiro Pereira Scotta, traz a lume a obra “Gestão Social e Políticas Públicas – Uma Análise da Política Pública de Fomento ao Cooperativismo em Âmbito Municipal”, fruto de uma pesquisa que analisa a política pública municipal de fomento ao cooperativismo, sob a perspectiva da gestão social.

Fomento do cooperativismo

Nessa pesquisa, a autora identificou as características da gestão social adotadas na construção e condução da política pública municipal de fomento ao cooperativismo e também os desafios com a propositura de diretrizes para uma gestão social na política pública de fomento ao cooperativismo no município de Gurupi.

Convergência dos interesses

De acordo com a autora, os dados coletados foram categorizados e submetidos à análise de conteúdo. “Portanto, vislumbrou a convergência dos interesses (gestão social e cooperativismo) com destaque de elementos que podem contribuir para a consolidação da política pública de fomento ao cooperativismo em Gurupi por meio da elaboração de diretrizes, objetivos e instrumentos capazes de desenvolver os critérios da gestão social na condução da política pública existente com propósitos de implantação de recursos humanos capacitados que visam a melhoria da qualidade de vida da população rural que vivem da agricultura familiar”, explicou a autora.

Credenciais da autora

Kárita Carneiro Pereira Scotta é mestra em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Direito pela Universidade de Rio Verde-GO (UNIRV). Tem experiência em gestão pública. Atualmente, é advogada, sócia e fundadora do Escritório Ribeiro & Pereira Advogadas Associadas. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e Professora Assistente da Universidade de Gurupi (UnirG).


A poesia irisada de Denyzia Brito Janczuk

A obra “Poemas de uma deusa real” (Editora Ser Poeta) marca a estreia da poeta e musicista Denyzia Brito Janczuk, que reside em Palmas.

Reflexões poéticas

Num linguajar vibrátil, multiforme e irisado, a obra de Denyzia se apresenta na versão pocket e reúne 19 poemas da autora. São reflexões de uma vida, resgatadas de um diário no qual estavam esquecidos sonhos, amores, rimas e sentimentos.

Estímulos ao leitor

Denyzia diz que ao trazer a lume essa obra para estimular no leitor a fé em si mesmo, renovando possibilidades, levando esperança para os sonhadores. “Porque tudo que encanta os corações precisa ser divulgado e contemplado”, argumenta. “Sinto uma imensa alegria em poder materializar um livro da minha própria autoria, com total incentivo do meu companheiro de vida”, conta a autora. 


Encantar e desenvolver valores

Professores e educadores, em geral, têm diante de si uma imensa responsabilidade e grande privilégio: contribuir para a formação de crianças e jovens. Essa formação se estende para muito além do ensino-aprendizagem dos conteúdos das disciplinas. Assim, “Histórias para encantar e desenvolver valores”   (Editora Vozes),  pretende servir como recurso valioso nesse trabalho de influenciar positivamente os alunos.

Recurso pedagógico

O livro apresenta uma seleção de textos que podem ser utilizados como recurso pedagógico na tarefa da escola e do educador de contribuir com a formação holística de seus alunos. Elas podem ser lidas a qualquer momento em sala de aula, ou até em reunião de pais e professores.



ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).

Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também