CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

LIVROS & CIA / A 4ª Feira Literária Portuense e o cordel do professor Valdemar Rodrigues

O professor Valdemar Rodrigues de Sousa é um dos grandes destaques da literatura de cordel no Tocantins  (Foto: Divulgação)

Natural de Porto Nacional, mas residindo em Palmas, o poeta Valdemar Rodrigues de Sousa lançou pela Editora Veloso, o livro “Coletânea de Cordéis“, no qual reúne uma mostra especial de sua coleção de literatura de cordel com temáticas das mais variadas e, em especial, aquelas ligadas à educação, meio ambiente, trânsito e prevenção contra as drogas. A obra foi contemplada com recursos da lei Aldir Blanc, de incentivo à cultura.

Credenciais do autor

Tendo na sua biografia mais de 50 títulos já publicados, com ênfase para a literatura de cordel, Valdemar Rodrigues de Sousa, além de Mestre da Cultura Popular, é professor, músico, declamador, compositor, palestrante e oficineiro. Possui Licenciatura em Música pela UnB, e em Pedagogia, pela  FANAP/GO. Já esteve no programa “Encontro“, com Fátima Bernardes , quando foi homenageado no quadro Professor Criativo, bem como, no Programa “Domingão do Faustão”, ambos da Rede Globo.



Vem aí a 4ª Feira Literária Portuense 

Vista panorâmica de Porto Nacional (Foto: Divulgação)

Porto Nacional está ultimando os preparativos para a realização da quarta edição da sua Feira Literária Portuense (FLIP), totalmente digital e que acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de agosto, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, cujo titular é Fernando Roberto Windlin. Neste ano, a FLIP contará com a participação de um bom número de escritores de Gurupi, que estarão lançando suas obras pela Editora Veloso.


Projeto Tocantins Poético e Lendário encanta a população de Tocantínia

Capitaneado pela multifacetada escritora Irma Galhardo, a primeira edição do Projeto Tocantins Poético e Lendário, realizado de forma virtual no último dia 10 de julho, voltado para o município de Tocantínia,  foi revestido de pleno sucesso, o que deu mais ânimo à escritora para seguir com as outras edições que ocorrerão em Ipueiras, Fortaleza do Tabocão, Divinópolis, Barrolândia, Fátima, Aparecida do Rio Negro, Paraíso, Porto Nacional, Monte do Carmo, Miranorte, Pugmil, Chapada da Areia, Rio dos Bois, Oliveira de Fátima, Pium, Miracema, Lajeado, Gurupi e Natividade.

Sucesso da iniciativa

Em Tocantínia, o projeto ganhou a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de  Cultura,  e atraiu a atenção tanto da comunidade escolar, como também da população em geral. O secretário de educação de Tocantínia, André Goveia, que também é escritor com vários livros publicados, era um dos mais animados com o sucesso desse evento.

Participações especiais

Nessa edição do projeto, Irma Galhardo contou com a participação especial do cantor e compositor Braguinha Barroso, que cantou alguns de seus sucesso, além do poeta Alexandre Acâmpora, do jornalista Cleber Toledo (da Coluna do CT), além do próprio prefeito da cidade, Manoel  Silvino e do secretário André Goveia.

Sobre o projeto

O Projeto Tocantins Poético e Lendário foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.



6ª Edição do Prêmio Kindle de Literatura

Até 15 de setembro deste ano,  estará aberta a  todos os interessados a inscrição para a 6ª Edição do Prêmio Kindle de Literatura, destinada a livros inéditos. Inscrição online – deve ser feita autopublicação pela Ferramenta KDP, da Amazon.

Premiação

Os finalistas  receberão divulgação pela Amazon e o vencedor assina contrato de edição com o Grupo Editorial Record. Também receberá  R$ 50.000 de adiantamento de direitos autorais (Amazon e Grupo Editorial Record), bem como, oferta de contrato para audiobook pela Audible.inc.

Confira aqui o Regulamento| Ficha de Inscrição




ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).

Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também