CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

LIVROS & CIA / Adeus, Concesso: ficamos órfãos de um escritor criativo e de um amigo afetuoso

Sexta-feira, 4, muito triste para os amantes da literatura no Tocantins. Perdemos o carismático escritor José Francisco da Silva Concesso, de Araguaína, fundador e até então presidente da Acalanto – Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense e meu confrade na Academia Tocantinense de letras (ATL).

Órfãos do escritor

Vitima da Covid-19, Concesso estava em Marabá (PA), onde tinha ido rever os netos, porém, aos 84 anos de idade, foi atingido em cheio por esse vírus, nos deixando órfãos de um escritor criativo e de um amigo afetuoso, que já nos deixa um vazio enorme, difícil de ser preenchido.

Diálogos nos céus

Por mais dias que passem, as pessoas valiosas para nós sempre permanecerão no coração. E essa partida prematura do nobre confrade Concesso, mesmo sendo triste para nós, que tivemos o privilégio de sua convivência, certamente, enche os céus de festa, onde esse nobre imortal tocantinense vai se ocupar, a partir de agora, a cultivar diálogos bem mais interessantes com os grandes expoentes da literatura universal!

Salve, Concesso!
________________________________________

André Goveia e a homenagem aos professores

Um dos principais expoentes da poesia contemporânea brasileira, o  também trovólogo (cultor da trova), Eno Teodoro Wanke, me disse, certa vez, que “o poeta é um ser incomum, transformando palavras comuns em magias verbais”. E, dentre esses seres incomuns que vivem no Tocantins, sem querer desmerecer aos demais, tomo a liberdade de citar o poeta e professor André Goveia, secretário de Educação de Tocantínia e membro correspondente da Academia Gurupiense de Letras (AGL).

Professores: anjos protetores

Durante a pandemia do Covid-19, muitos professores tiveram que se reinventar adaptando-se ao uso de novas tecnologias e desafios impostos pela ausência da sala de aula. Assim, com o intuito de homenageá-los pela resiliência e amor pela profissão, André Gouveia, recita o poema Professores: Anjos protetores, de sua autoria, em seu canal no YouTube.

Produção poética

No canal do professor André Goveia é possível ainda assistir outros poemas de sua autoria que traz mensagens para enfrentar com otimismo esse momento de pandemia.

___________________________________

Magno Barros e a pescaria poética

O tocantinense de Porto Nacional Magno Barros está divulgando o seu livro de poesias intitulado de  O pescador de Amor, obra publicada pela Editora Veloso, de Gurupi, que vem se destacando ao longo do tempo pelo trabalho de excelência no fomento da literatura do Tocantins.

Sobre o autor

Formado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e sargento da Polícia Militar, Magno Barros, sempre que pode, reserva alguns instantes para exteriorizar sentimentos em forma de poesia. E foi dessa forma, escrevendo e, depois, reunindo um seleto apanhado de seus belos  textos, que surgiu a presente obra.

_____________________________________

Autobiografia de Fragata

Henrique Fragata, construindo um sonho: trajetória de sucesso e amor por Palmas (Edição Independente) é o livro autobiográfico do  empresário pioneiro de Palmas, com dados levantados pelo escritor Giovanni Salera Júnior.  O valor da venda da obra está sendo destinado integralmente às obras de construção do Hospital de Amor no Tocantins.

Lava-jato

Fundador do primeiro lava-jato de Palmas há 30 anos, Henrique Fragata resolveu comemorar essa data com a publicação de sua autobiografia, mostrando que acompanhou de perto todo o progresso da capital tocantinense. Com sua máquina fotográfica, registrava fatos e acontecimentos da história local. Além disso, ele guardou uma quantidade enorme de papéis, documentos, jornais e objetos dos mais variados tipos que deram origem a um acervo documental.

_________________________________

Concurso literário

A Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova – ALEPON, em Minas Gerais, está promovendo o XV Concurso Literário Prêmio Professor Mário Clímaco, que consta de duas categorias: poesia e crônica, em âmbitos local, nacional e internacional. 

Quem pode participar?

Podem concorrer pessoas de ambos os sexos, com a idade mínima de 15 anos completos até a data do encerramento das inscrições, que estarão abertas, de forma gratuita, até o próximo dia 15 de setembro, valendo o carimbo dos Correios e/ou a data do e-mail.

Confira aqui o regulamento completo.

___________________________________

Sobre a arte da linguagem corporal

Pelo selo Vozes/Nobilis, já está disponível a festejada obra da dupla Mark Bowden e Tracey Thomson, Eu sei o que você está pensando – Como dominar a arte da linguagem corporal.

Eficazes deduções

As pessoas que são verdadeiramente experientes na habilidade de ler e interpretar a linguagem corporal descobriram que, seguindo processos testados e confiáveis, elas podem ser muito mais eficazes em deduzir o que os outros estão realmente pensando. Assim, esta obra tem como intuito trazer os instrumentos fundamentais e suficientes para que o leitor possa analisar a linguagem corporal e fazer julgamentos mais ponderados e precisos sobre o que os outros estão realmente pensando. 
____________________________________

________________________________________

ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).

Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também