CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

LIVROS & CIA / Sarau movimenta amantes da boa literatura em Araguaína; em Palmas, os autores mirins

LIVROS & CIA / Sarau movimenta amantes da boa literatura em Araguaína; em Palmas, os autores mirins
avaliar matéria

Sarau Belchior movimenta os amantes da boa literatura

Acontecendo desde 2018, o Sarau Belchior, em Araguaína, chega à sua oitava versão já se consolidando como tradicional evento literário na chamada “Capital do Boi Gordo”, sempre reunindo uma plêiade de poetas, escritores de diversas vertentes, músicos e, principalmente, os amantes da literatura. É um evento itinerante e colaborativo. Cada participante leva bebida, comida, música e poesia. Os membros disponibilizam sua casa para receber o evento. 

O Sarau Belchior está  sendo um marco no movimento literário de Araguaína

Confraternização literária 

A mais recente edição desse sarau aconteceu na semana passada, na residência do casal jjLeandro e Lucivânia, dois apaixonados pelo universo literário e que não mediram esforços para receber os amigos que compareceram para simplesmente exteriorizar bons sentimentos em forma de poesia e da boa música, além, é claro, para ouvir e contar causos interessantes, que mexem com a nossa imaginação.

Nova proposta

Quem encabeça esse belo projeto é o poeta e escritor jjLeandro, o professor Leomar Souza, da Escola Estadual Vila Nova, além do professor Hélio Márcio, do IFTO, Campus de Araguaína. A proposta é que o Sarau Belchior seja mensal, por isso, os organizadores estão estudando, com cotização dos participantes, a compra de caixas de som e aparelho de projeção de imagens para que também possam ser exibidos filmes que, posteriormente, serão temas de discussões.  

Sarau nas praças

Também estuda-se a proposta de passar a fazê-lo em praças públicas para engajar no projeto a população, pois o objetivo da iniciativa, segundo jjLeandro, é popularizar a literatura, sobretudo a poesia.



Autores mirins ganham destaque na Capital

Na tarde dessa quinta-feira, 12, em meio a uma movimentada sessão de autógrafos, Palmas ganhou 54 novos pequenos escritores, que lançaram os próprios livros. São alunos do 2° Período da Educação Infantil, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Fontes do Saber, localizado no setor Taquari. Na programação literária, não faltaram as apresentações culturais durante a calorosa recepção à comunidade escolar.

Parceria literária

A concretização das obras literárias dos autores mirins é fruto de uma exitosa parceria com a com a “Estante Mágica”, uma plataforma de projetos pedagógicos para escolas. Mas, para que os objetivos dessa iniciativa fossem plenamente atingidos, várias atividades foram desenvolvidas em sala de aula com o objetivo de estimular a leitura, escrita e a interpretação de textos. E o resultado pôde ser constatado nessa que foi a primeira festa literária dessa gurizada.


(Foto: Divulgação)

Arézio Sotto na Escola Lar Adventista

O escritor Arézio Sotto esteve na Escola Lar Adventista, de Araguaína, na quarta-feira, 11, participando das atividades de conscientização sobre o combate e a eliminação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Na oportunidade, o escritor aproveitou para divulgar a revista educativa de sua autoria, intitulada de Super Jack, e que foi publicada pela Editora Veloso, de Gurupi. A gestora da escola, Gilsa Dias, disse que a presença do escritor naquele estabelecimento escolar foi muito gratificante e animou os alunos.


A literatura de Albeirice ganha as estradas 

Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína, Pedro Albeirice, escritor destacado, está atingindo a proeza de fechar o ano com o lançamento de vários livros pelo Tocantins a fora. Agora, o autor se prepara para rumar ao Sul do país, onde vai lançar a nona edição de seu festejado livro Morte no Atlântico Sul, uma empolgante novela, publicada pela Editora Veloso, de Gurupi. 

Caminhada longa

Morte no Atlântico Sul foi escrita em 1986, tendo sido, no mesmo ano, traduzida ao espanhol pelo argentino Jorge Alberto Scolari. O livro foi lançado de imediato em Chapecó (SC), primeiramente, em castelhano, com o nome La Historia de Andrés. Somente dois anos depois foi publicada a edição em língua portuguesa, com um número restrito de exemplares.

Enredo

O enredo da obra tem como pano de fundo a chamada Guerra das Malvinas, travada entre a Inglaterra e a Argentina, no ano de 1982. É uma história vivenciada em Santa Catarina (oeste e litoral) e no front daquele conflito.


Concurso Literário

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Edebê de Literatura. Trata-se de um concurso cujo objetivo é selecionar obras inéditas, voltadas para o público infantil e juvenil, nos gêneros romance, comédia, suspense e drama. O projeto, que já é tradição na Espanha, ganha sua primeira edição no Brasil com premiação de até R$ 10 mil, em adiantamento de direitos autorais, e publicação da obra em uma coleção especial da Editora.  

Como participar

Para participar, o autor candidato deverá enviar pelos Correios um único pacote com dois envelopes: um com a ficha de inscrição preenchida, disponível no Anexo I do edital, e outro com os originais da obra impressos. Cada concorrente poderá inscrever somente uma obra em cada categoria (infantil ou juvenil), ou seja, será permitida a inscrição de apenas dois originais por participante, em categorias distintas.


ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).

Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail [email protected]


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também