CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

A mágica da alegria

A mágica da alegria
3.3 (65%) 4 votos

A magia remete a algo que surpreende, que transforma, que inspira, que encanta e que atrai. Atiça os nossos sentidos, desperta os nossos sentimentos e ativa a nossa percepção.

A alegria tem magia. Tem o poder de transmutar. A alegria trás  prazer de viver, faz com que o mundo fique mais interessante e melhor. Faz com que as dificuldades sejam enfrentadas com otimismo e mais facilidade. A alegria mantém a saúde. William Shakespeare escreveu que “A alegria evita mil males e prolonga a vida.” e hoje a ciência comprova que a alegria é grande auxiliar na manutenção e na recuperação da saúde.

O sorriso é o portal da alegria. Sorrir e ter uma fisionomia mais leve, além de remoçar, muda o padrão de vida. E é só praticar que o hábito se instala naturalmente

NILMAR RUIZ É escritora e palestrante

Vinicius de Morais cantou: “É melhor ser alegre do que ser triste, a alegria é a melhor coisa que existe, é assim como a luz no coração.” e expressou magistralmente o que a alegria representa na nossa vida. A alegria ilumina, trás bem estar e é uma porta para a felicidade.

A alegria vence o cansaço, mistura-se as emoções desagradáveis e ajuda a desfazê-las. A alegria dá colorido a vida.

E aí você deve estar se perguntando: como ser alegre com tantas notícias ruins? Em um mundo tão violento? Com tantas doenças vitimando as pessoas? Com tantas necessidades? Diante de tantos problemas?

E aí eu quero lembrar a você: são os nossos pontos de vista, os nossos pensamentos e a nossa forma de agir que criam a nossa realidade. Nós é que escolhemos como queremos estar. O estado de ânimo é uma decisão pessoal. Ser alegre ou triste é opção exclusivamente individual e, como tudo na vida, requer atenção e persistência. O caminho é seu e você tem o poder de escolher como quer trilhá-lo.

O bom é que a alegria é contagiante. Um ator contou certa vez, que estava vivendo um momento muito difícil na vida. Tinha  depressão e não sentia alegria em nada. Então, foi convidado para interpretar um personagem engraçado, extremamente alegre e feliz. A medida que o trabalho avançava, mais ele notava a mudança. Afirmou que se sentia mais leve e feliz, mesmo quando não estava representando. Ambientes alegres propagam alegria. Pessoas alegres espalham alegria. É difícil não sorrir quando se recebe um sorriso. Faça o teste, sorria!

O sorriso é o portal da alegria. Sorrir e ter uma fisionomia mais leve, além de remoçar, muda o padrão de vida. E é só praticar que o hábito se instala naturalmente.

Li num azulejo em São Luiz, no Maranhão: “Um sorriso não custa nada, mas rende muito. Enriquece quem recebe, sem empobrecer quem dá. Dura somente um instante, mas seu efeito perdura para sempre. Ninguém é tão pobre que não pode dar. Leva a felicidade à todos. É símbolo de amizade e de boa vontade. É alento para os desanimados, repouso para os cansados, raio de sol para os tristes e ressurreição para os desesperados. Não se compra e nem se empresta. Nenhuma moeda do mundo pode pagar o seu valor. Ninguém precisa tanto de um sorriso, como aquele que não sabe sorrir.”

Além do sorriso, há mais algumas dicas que ajudam a acontecer a mágica da alegria. Neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelos neurônios que auxiliam o cérebro na realização de suas funções,  transmitem impulsos nervosos que causam prazer e bem estar. A Dopamina, a Serotonina, a Endorfina e a Ocitocina são conhecidas como os hormônios da felicidade.Tomar sol, praticar exercícios aeróbicos, dançar, abraçar, namorar,  cantar, trabalhar em equipe, recordar momentos felizes, perdoar, agradecer, definir metas de curto prazo e celebrar quando atingi-las, comer salmão, aveia, mel, banana, abacate, nozes e o famoso chocolate produz mais alegria.

A decisão é de cada um! Porém, como um passe de mágica, a alegria pode mudar a vida e tornar mais leve e agradável o desafio  de viver nesse mundo!


NILMAR GAVINO RUIZ
É professora, ex-secretária da educação, ex-prefeita de Palmas e ex-deputada federal. 
É co-autora da ARH – Auto Reprogramação Humana –  e palestrante.
nilruiz@uol.com.br
(63) 9 9973 6559


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também