CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

NILMAR RUIZ / Modelagem, o que é isso?

NILMAR RUIZ / Modelagem, o que é isso?
5 (100%) 10 votos

Fui ao show da Academia de Letras “Nem que me mate eu morro”, que homenageava os imortais, o autor do título do evento, José Gomes Sobrinho, Margarida Lemos Gonçalves e Fidêncio Bogo.

Cada um tem um pedacinho na minha história. Zé Gomes, o artista irreverente, era exemplo de alegria, esperança e bom humor. Até na hora de morrer fazia poemas, citava frases e inventava piadas. Acho, que muito poucos nesse mundo defendia a cultura como ele. Era brilhante ao falar e eloquente ao defender suas idéias e pontos de vista. Quantos seguidores ele tem? Quantos bebem da sua fonte? Quantos se inspiram no seu legado, no seu jeito de entender a arte e a cultura? Quantos se apoiam na coragem, na determinação e na obstinação de Zé Gomes, para continuar no seu propósito? Não tem conta!

Eu tenho a convicção de que nesse mundo só há um criador, DEUS. O resto é cópia e modelagem. Talvez Margarida como missionária e Fidêncio como ex-padre, tiveram a oportunidade de aprender muito com Ele e, com isso, influenciar e inspirar tantas pessoas

NILMAR RUIZ É escritora e palestrante

Chegar numa terra estranha, com hábitos e costumes completamente diferentes dos meus, com a missão de organizar, estruturar e elevar a educação, foi um grande desafio para mim.  Porém muitos anjos apareceram na minha vida. Deus faz assim! Ele dá a carga mas coloca ao seu lado pessoas especiais para ajudar a carregar! Professora Margarida e Professor Fidêncio, me emprestaram as suas asas para que eu pudesse voar. Emprestaram-me seus olhos para que eu pudesse ver as peculiaridades da nova terra, as necessidades das pessoas mais simples e a dimensão do trabalho que eu tinha pela frente. Tocaram o meu coração para que eu entendesse que somente com muito desprendimento, entrega e amor eu poderia cumprir a minha tarefa. Missionária Margarida era puro amor e sua experiência de vida e de educação me embalavam em muitas conversas e sonhos. Professor Fidêncio, com sua calma e seu vasto conhecimento da cultura e das necessidades do Norte, me lembrava a todo momento da paciência histórica que eu precisava ter, da necessidade de eu adequar meus planos e projetos a realidade local e, principalmente, de como eu deveria mexer com os sentimentos das pessoas. Lembro-me das vezes que ele mandava bilhetinhos para mim nos momentos que eu falava para pais e professores: “abaixa o nível, eles não estão entendendo nada” ou “manera no carioquês”. Exemplo? Inspiração? Modelo? Tudo isso junto!

Hoje está muito na moda o termo modelagem. Se você quer ter sucesso, modele uma pessoa de sucesso! Observe o seu modo de ser, sua postura, seu jeito de pensar, de falar, de se vestir, de andar, de se comportar…e modele! Ou seja, copie!

“Você é o resultado das cinco pessoas que você mais convive” ou, como dizia antigamente, “Digas com quem andas, que eu lhe direi quem és”  É simples assim. Se você quer ser bom, siga os bons… Modele… Copie as coisas boas.

Eu tenho a convicção de que nesse mundo só há um criador, DEUS. O resto é cópia e modelagem. Talvez Margarida como missionária e Fidêncio como ex-padre, tiveram a oportunidade de aprender muito com Ele e, com isso, influenciar e inspirar tantas pessoas.

Acredito que os ensinamentos que vêm de Deus são os que mais devemos tentar por em prática.. copiar… modelar… ou o nome que se quiser inventar… se quisermos seguir no nosso propósito de evoluir em direção do bem, do autoconhecimento, do sucesso e da felicidade. E, também, seguir o exemplo de pessoas extraordinárias, que são modelos de vida, nos ajuda muito na nossa jornada.

Gosto da definição de Tony Robbins para sucesso: “Sucesso é o processo contínuo do esforço para se tornar maior. É a oportunidade de continuar crescendo emocional, social, espiritual , fisiológica, intelectual e financeiramente, enquanto se contribui de alguma forma positiva para outros. A estrada do sucesso está sempre em construção. É um caminho que avança, não um fim a ser alcançado.”

Aprender com as lições que as pessoas de excelência já aprenderam, economiza tempo e nos conduz mais facilmente ao sucesso!


NILMAR GAVINO RUIZ
É professora, ex-secretária da educação, ex-prefeita de Palmas e ex-deputada federal. É co-autora da ARH – Auto Reprogramação Humana –  e palestrante.
[email protected]


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também