CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Sucesso é…

Sucesso é…
5 (100%) 11 votos

Sabe quando estamos espiando o Instagram? Foi aí que me deparei com uma definição interessante para sucesso. Estava mais ou menos assim: Sucesso é… Ter hora para acordar e não ter hora para dormir; é  resolver os problemas de todos e esquecer os seus;  é não ter tempo para os filhos, para esposa e nem para os amigos; é não ter amigos; é estar ausente nos aniversários e nas festas de família; é marcar toda segunda para começar a academia mas não conseguir chegar; é comer correndo, em qualquer lugar e muitas vezes só à noite; é ter pressão alta, hérnia de hiato e dores pelo corpo; é viver em constante estresse; é correr atrás do dinheiro e/ou do poder infinitamente. Parei! Tive curiosidade de procurar o perfil do internauta. Um jovem empresário, de 38 anos, casado e pai de dois filhos. Talvez estivesse brincando…Mas quantas pessoas vivem assim?

Sucesso não é algo material, é um estado de espírito e, por isso mesmo, é algo subjetivo

NILMAR RUIZ É escritora e palestrante

Está certo que ter sucesso é muito relativo. Não existe uma resposta única. Sucesso não é algo material, é um estado de espírito e, por isso mesmo, é algo subjetivo. Certa vez eu li: “ “Tem gente que é tão pobre, que a única coisa que tem é dinheiro”. Entendo o sucesso, relacionado a felicidade. Se você não se sente leve, pleno, satisfeito, orgulhoso pela sua trajetória e pela sua história, em paz consigo mesmo, com os outros e com o mundo à sua volta, provavelmente você é um fracassado, mesmo que bem remunerado.

O sucesso está em amar o que faz. A pessoa que faz o que gosta e trabalha feliz, é mais produtiva, criativa e inovadora e ser bem sucedida é quase consequência. “ Sucesso não é a chave da felicidade. Felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o que está fazendo, você será bem sucedido.” Diz Albert Schweitzer, filósofo e escritor.

Porém você deve estar se perguntando: mas basta fazer o que gosta para ter sucesso? Para ter reconhecimento? Para alcançar conforto financeiro? Para ter um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional? Para transformar os sonhos e projetos em realidade?

Acredito que amar o que faz realmente é a chave que abre a porta para o sucesso. Porém, a meu ver, para entrar e permanecer nele, são necessárias habilidades para desencadear e alimentar a força motriz que temos dentro de nós.

Muitas pessoas passam a vida correndo atrás do dinheiro ao invés de perseguir o sonho, a paixão, e não tem foco. “Se você pode sonhar, você pode fazer” ensina Walt Disney e Bruce Lee complementa,”O guerreiro bem sucedido é um homem comum, com um foco igual a de um laser.” É saber onde está e onde quer chegar com precisão.

Ter positividade, expectativa positiva, dá energia para se obter vitórias. A negatividade contamina tudo à sua volta e sabota os planos de sucesso. Ser positivo e ter esperança, mesmo quando tudo parece desfavorável e mesmo nas situações mais difíceis, atrai o que é bom e dá coragem para avançar.  “Tudo na vida vem a mim, com facilidade, alegria e glória.” É o lema do Access Consciousness.

Porém, é a ação que move. Se realiza fazendo. Se ganha fazendo. Se aprende fazendo. Se conquista fazendo. É fazer…fazer…fazer. É se dedicar por completo em cada coisa que faz. É se entregar ao máximo e dar sempre  o melhor de si. Não adianta pedir à Deus para guiar seus passos, se você não estiver disposto a tirar os pés do chão, a agir, a fazer. É ter persistência, perseverança, entender o erro como feedback e fazer de novo. É superar o fracasso e fazer de de novo de uma outra maneira. O sucesso é para quem não desiste.

“Se você olhar bem de perto, a maioria dos sucessos que acontecem da noite para o dia, levaram muito tempo” Steve Jobs.

Acredito, que não existe uma receita para o sucesso. Há dicas, muitos livros, muitos inspiradores que  ajudam a clarear e encurtar o  caminho. Porém, a escolha é de cada um. O sucesso é responsabilidade exclusivamente sua, como o fracasso também. A felicidade e o sucesso na sua vida, só dependem de você. Sucesso é … O que você quiser que seja!


NILMAR GAVINO RUIZ
É professora, ex-secretária da educação, ex-prefeita de Palmas e ex-deputada federal. É co-autora da ARH – Auto Reprogramação Humana –  e palestrante.
nilruiz@uol.com.br


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também