Na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Zé Roberto (PT) utilizou a Tribuna para cobrar urgência na realização do concurso público para o quadro da Polícia Militar (PM) e argumentou que o Tocantins precisa de um certame que tenha lotação específica para as cidades do interior. Para o petista, a maior parte do efetivo de policiais se encontra nas cidades maiores como Palmas, Araguaína e Gurupi, fator que, para ele, prejudica a segurança das cidades pequenas.
Reserva para cidades menores
Outra questão lembrada pelo parlamentar Zé Roberto é a aposentadoria prevista de um número significativo de militares ainda neste ano e em 2021. Segundo o parlamentar, a questão é sempre informada pela administração estadual. O deputado também pediu apoio dos pares para garantir a reserva de vagas para municípios menores, além da urgência da publicação do edital do concurso. “Se o governo não fizer um edital com concurso específico para aquela cidade, esse grande problema que nós temos, principalmente nos municípios menores, não será resolvido”, disse o petista.
Concurso lançado em agosto
O concurso da PM foi lançado pelo governador Mauro Carlesse (DEM) no dia 25 de agosto. Um termo de contrato foi assinado com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), entidade responsável pela realização do certame para o provimento de mil policiais militares. O edital ainda não foi publicado.