Plataforma do governo estadual de dados sobre a pandemia de Covid-19, o Integra Saúde começa a partir desta segunda-feira, 22, a apresentar informações sobre o andamento da vacinação contra a doença. O chamado “Vacinômetro” detalha a quantidade de doses recebidas, público alvo vacinado, idade, profissão, sexo e o ranking dos municípios por aplicação.
Cenário da imunização
O Tocantins recebeu, até agora, 106.500 doses, mas somente 69.013 foram distribuídas aos municípios. As 37,4 mil doses retidas são para reserva técnica e aplicação da 2ª dose. Atualmente já foram aplicadas 37.414 doses da vacina, sendo 34.694 da 1ª dose e 2.720 da 2ª dose. Neste momento, as vacinas estão destinadas para aplicação nos grupos prioritários, que compreendem os idosos residentes em instituições de longa permanência e com mais de 80 anos, indígenas que moram em aldeias e profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19.
Quanto mais rápida a alimentação do sistema pelos municípios, mais fidedigno os dados
Secretário da Saúde, Edgar Tollini explicou como o Estado alimenta o Integra Saúde. “A ferramenta retira os dados do sistema oficial do Ministério da Saúde, que são alimentados pelas equipes municipais de saúde. Quanto mais rápido foi à aplicação e alimentação do sistema, mais fidedigna será a informação para a população, demonstrando confiabilidade e transparência no processo de vacinação da população”, defendeu.