Sociopata é um termo usado para descrever alguém que tem transtorno de personalidade antissocial. Pessoas com este transtorno, também chamado de sociopatia, não possuem empatia. Eles não conseguem entender os sentimentos dos outros.
1.840 mortes em um único dia pelo Covid-19. Hospitais de todo o país estão lotados. Brasileiros esperando por uma vaga de UTI que não tem. 60% dos que são entubados, acabam falecendo. Brasileiros morreram por falta de oxigênio.
Você que está lendo este artigo já se imaginou morrendo por falta de ar? Deve ser horrível, né?
Os números do alastramento da pandemia mostram a irresponsabilidade dos sociopatas brasileiros. Pessoas que não usam máscara, não usam álcool em gel, não deixam de ir para os bares, praias e baladas. Matam sem responder por nenhum crime.
O dirigente maior da nação, ao contrário dos grandes líderes mundiais, chama a pandemia de uma “gripezinha”, anda sem máscara e promove aglomerações quase que diariamente, estimulando milhões de brasileiros a fazerem o mesmo. Isto não é postura de um líder. Mesmo com as recomendações dos especialistas e das organizações internacionais o negacionismo virulento tomou conta do Brasil. Milhares de brasileiros ainda morrerão por falta de políticas públicas que deveriam ser implementas pelo governo federal para frear a pandemia.
Temos um ministro da saúde que não entende nada de saúde, mas foi colocado lá para cuidar da logística de distribuição de “cloroquina”, mas não deu certo. Quantas empresas brasileiras de logística não fariam o serviço com muito mais agilidade, eficiência e com custos bem inferiores? A militarização do governo federal vai custar caro aos brasileiros, não que eu tenha alguma coisa contra os militares, muito ao contrário, acontece que eles não foram preparados para cargos civis, assim como os civis não foram preparados para cargos militares.
E as compras das vacinas? Com a política externa defendida pelo Itamaraty, fazendo piadas com os chineses e defendendo o “Trump” com o seu negacionismo, deu no que deu. O mundo inteiro comprou vacinas em grande escala, mas o Brasil não consegue por causa de seus erros diplomáticos. É uma piada.
Estamos no mato sem cachorro, sem botas e sem água para beber.
E os cristãos?
Por onde andam os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo?
“Amai ao próximo como a si mesmo”. Esta expressão significa alguma coisa?
Igrejas e templos passaram a ser atividades essenciais para alguns estados e municípios. Qual a razão para isto? Falta de Fé? Será que a fé só é possível professar dentro de templos e igrejas?
A sociopatia explica a falta de consideração, amor e respeito ao próximo. O mundo inteiro está enfrentando a pandemia unindo seus povos, mas aqui no Brasil, a divisão é uma constante e a negação da ciência por parte de milhões de brasileiros assusta até o “capeta”. Nem ele acreditava em tamanha maluquice.
Muito além das mortes pela pandemia, existem os problemas na economia que já não estava muito bem. Estamos caminhando para uma estagnação de grandes proporções. Falam que o dólar aumentou. É mentira. Foi o real que desvalorizou na contramão do resto do mundo.
Milhões de brasileiros desempregados, milhões passando fome e milhares morrendo. Ninguém está falando quantas mortes estão acontecendo por outros motivos que não sejam da pandemia. Tem brasileiros morrendo em casa por câncer, coração, rins e outras doenças que poderiam não estar acontecendo.
Mas democracia é democracia. Se falar contra o governo é porque é comunista e petista. Quanta ignorância para o século XXI. De que adianta tanta tecnologia se o povo está morrendo por falta de atitude. E olha que não é só pobre não. Os hospitais particulares estão lotados.
O inferno está em festa, comemorando a situação brasileira.
E os sociopatas que se cuidem para não virarem psicopatas.
Os donos das funerárias e cemitérios particulares, agradecem.
TADEU ZERBINI
É economista, especialista em Gestão Pública, professor e consultor
ctzl@uol.com.br