O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), deu posse nesta sexta-feira, 5, aos candidatos aprovados no concurso público para o quadro geral. A solenidade foi realizada de forma simbólica no auditório da Biblioteca Municipal, com apenas 5 aprovados que representaram os demais, por causa da pandemia da Covid-19. “É um momento muito importante para o município em vários sentidos, tanto pela importância desses servidores para o quadro geral da prefeitura quanto para dar a nós um pouco mais de esperança em meio a um cenário desafiador mundialmente”, discursou.
Cargos convocados
Ao todo, 286 pessoas foram convocadas para assumir os cargos e após a posse, o início de trabalho dos servidores deverá ser imediato. Entre os cargos estão 234 vagas de professor, sendo 200 professores da zona urbana, 10 professores da zona rural; 20 professores de educação física e 4 professores com proficiência em Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de 44 médicos e 2 fiscais sanitários.
Concurso
No total, foram oferecidas 581 vagas para o quadro geral de servidores da Prefeitura de Araguaína. O concurso teve as provas realizadas em março de 2020 e resultado definitivo divulgado no mês de maio. Os salários são de até R$ 4,1 mil, entre os cargos que ainda serão convocados estão os de assistente administrativo, auditor fiscal, técnico em enfermagem e assistente social. Os demais aprovados serão convocados gradativamente conforme demandas do Município.
Fixação do piso salarial para agentes de saúde e de combate às endemias
Wagner Rodrigues aproveitou a sexta-feira, O prefeito de Araguaína também adiantou nesta sexta-feira, 5, que sancionará ainda este mês o Projeto de Lei que fixa o piso salarial dos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE) do município com base na regulamentação nacional, estabelecida pela Lei Federal 13.708. “O trabalho destes profissionais é de extrema importância no combate de endemias e atualmente também no combate à Covid-19. Este contato direto com a comunidade fortalece a luta da Vigilância Epidemiológica e a regulamentação do piso salarial é um direito conquistado por essa classe de servidores”, disse Wagner Rodrigues.
Atualização da Lei Federal
O projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores na terça-feira, 2. Atualmente, o piso salarial dos agentes é de R$ 1.550, atualizado no dia 1º de janeiro de 2021, com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.