Oito dias após endurecer as medidas restritivas para combater a Covid-19, a Prefeitura de Gurupi editou novo Decreto para flexibilizar regras para alguns estabelecimentos comerciais. O município soma 7.026 casos da doença, sendo 97 óbitos. Um total de 487 pessoas estão com vírus ativo atualmente.
Horário limitado para restaurantes e bebida só por delivery
As aglomerações de qualquer tipo continuam proibidas no município, mas o município passou a autorizar que estabelecimentos comerciais que atuam no ramo alimentício funcionem das 5 às 21 horas, desde que obedecidas a lotação de 40% da capacidade máxima e a não comercialização de bebidas alcoólicas, exceto para entregas a domicílio. Demais regras sanitárias também são exigidas: distanciamento, máscaras, álcool em gel. Academias de ginástica e templos religiosos também poderão funcionar no mesmo horário, sendo exigidas as mesmos protocolos sanitários
Punição
Conforme o município, o descumprimento das normas contidas no novo decreto, sujeitará o infrator, conforme o caso, às penalidades administrativas, cíveis e criminais, inclusive, à cassação de alvará, para atividades comerciais, na hipótese de reincidência. O decreto reforça que a pessoa que for flagrada sem o uso de máscara, que é obrigatório, poderá responder por crime contra a ordem e a saúde pública e ainda estará sujeita a multa.