O governador Mauro Carlesse (PSL) esteve reunido na manhã de terça-feira, 8, com o secretário da Saúde, Edgar Tollini, para tratar da ampliação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinadas exclusivamente ao tratamento da Covid-19 em Paraíso do Tocantins e Gurupi. “Estamos concentrando nossos esforços para viabilizar mais leitos e ofertar o tratamento adequado ao cidadão. Em breve, vamos poder contar com mais, mas continuamos reforçando com a população que não se aglomere, que mantenha o distanciamento social, use máscara e álcool em gel […], hábitos necessários para a proteção de todos”, reforçou.
Mais 40 leitos
Na ocasião, Edgar Tollini apresentou o plano de ampliação da assistência a pacientes com Covid-19. “Em Gurupi, vamos implantar 20 leitos no HGG [Hospital Geral de Gurupi]. Nesta semana, terminamos de instalar os tanques de oxigênio e, dentro de 15 dias, esses leitos estarão aptos a receber novos pacientes. Já em Paraíso, os 20 leitos estão sendo contratualizados com um hospital privado e está dependendo só da instalação do tanque de oxigênio que a empresa deve finalizar nos próximos dias”, explicou o secretário da Saúde. O Estado possui 567 leitos exclusivos para tratamento da Covid-19, sendo 103 UTIs.
Carlesse quer defesa agropecuária imunizada
Em seguida, o governador teve uma reunião com os servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e defendeu a inclusão da categoria entre as prioridades da vacinação contra a Covid-19. “Nós respeitamos o PNI [Plano Nacional de Imunização], mas entendemos a demanda dos servidores e vamos solicitar ao Ministério da Saúde a inclusão dos agentes de defesa agropecuária nos grupos prioritários”, enfatizou Mauro Carlesse.
Progressões e data-base
Quanto ao pagamento dos benefícios congelados, o governador Mauro Carlesse comunicou que um estudo está sendo realizado pelo secretariado a fim de resolver a questão. “Já estamos com um estudo em andamento para encontrar a melhor maneira de resolver esse problema. Até o início do segundo semestre, teremos uma resposta para todos os servidores do Estado”, comunicou.