Para alertar os caminhoneiros sobre os riscos de acidentes nas proximidades de redes elétricas, começou, nesta quarta-feira, 28, uma campanha de conscientização na cidade de Colinas do Tocantins. A ação é uma iniciativa da VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, e da Energisa Tocantins. O conjunto de ações também vai acontecer na sexta-feira, 30, em Porto Nacional. O alerta principal da campanha será voltado para o processo de basculamento do caminhão, que é o momento de tombamento da caçamba do veículo para o despejo da carga. A manobra deve seguir regras e cuidados durante sua execução para evitar acidentes, principalmente próximo às redes elétricas, bem como garantir o sucesso da operação.
O Analista de Operações da VLI, Maurílio Cunha da Costa, explica o objetivo da campanha. “O nosso propósito é cuidar e transformar a vida do caminhoneiro e caminhoneira, que são um dos nossos principais clientes externos. Para isso, precisamos disseminar a cultura de segurança, plantar uma sementinha em cada um deles para que possam cuidar de si e do colega. Ações como essa fortalecem nosso vínculo e compromisso com esse cliente e geram valor para nosso negócio”, pontua Maurílio.
De acordo com o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Tocantins, Bruno Queiroz, este tema deve ser abordado com frequência. “O que queremos é proteger os pais e mães de família, para que saiam de casa e voltem com segurança. Acreditamos que todos os acidentes podem ser evitados se as pessoas agirem com segurança e atenção”, afirma Bruno.
Para Jardel Carvalho do Nascimento, caminhoneiro há 12 anos, a campanha dará suporte para a categoria, além de contribuir com mais informações sobre o basculamento e orientações para evitar acidentes. “Nós precisamos ter esse conhecimento sobre tensão de energia e dos riscos nessa área. Entender o perigo de fazer a manobra em um lugar inapropriado. Nós lidamos com muito movimento, um grande fluxo de caminhões e existe o risco de acidente. Precisamos dessa conscientização”, destaca Jardel.
Programação
No dia 28, em Colinas, a programação começou às 6h, com um bate-papo sobre saúde e segurança com os caminhoneiros da tropa da VLI. Das 8h às 12h, as ações seguiram para o entreposto, com entrega de cartilhas com orientações. Já em Porto Nacional, no dia 30, a campanha começa às 8h, com panfletagem e distribuição de adesivos durante toda a manhã.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI também foi eleita a mais inovadora empresa de transporte e logística, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, e conquistou o 1º lugar na categoria Transporte e Logística das Melhores, da IstoÉ Dinheiro. A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.