Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza (CBHSAST) abriu na manhã de hoje o evento #Falamunicípio.
O #FALAMUNICÍPIO tem como objetivo discutir o trabalho de gestão ambiental e hídrica realizada pelos municípios, além e apresentar as demandas de cada um dentro do comitê, estimulando o debate sobre temas para a gestão compartilhada.
O encontro conta com a presença de autoridades locais, do Fórum Tocantinense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FTCBH) e do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), além de prefeitos, secretários e conselheiros do meio ambiente dos municípios de Talismã, Peixe, Sucupira, Cariri, Figueirópolis, Alvorada, Gurupi e Jaú do Tocantins, pertencentes ao CBHSAST.
A titular da Semarh Miyuki Hyashida foi representada no evento pelo diretor de Planejamento de Gestão dos Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, ocasião em que o gestor apresentou o trabalho de monitoramento da quantidade e qualidade da água que é realizada em 65 pontos das bacias hidrográficas do Tocantins. Além de tratativas futuras como o repasse de recursos financeiros ao Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (FERH) aos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado.
A palestra de abertura foi proferida pelo presidente do Fórum Nacional do Comitê de Bacias Hidrográficas (FNCBH), o professor Hideraldo Bush, que abordou a necessidade de uma gestão compartilhada e participativa dos recursos hídricos. O professor reiterou ainda a importância da região hidrográfica Tocantins/Araguaia que abrange os estados de Tocantins, Pará, Maranhão, Goiás e Mato Grosso, além do Distrito Federal.
De acordo com a presidente do Comitê CBHSAST, Maria Cristina Bueno Coelho, “esse encontro é importante porque permite ao Comitê conhecer os secretários e prefeitos do Meio Ambiente dos respectivos municípios, além de tratar das ações ambientais promovidas pelos atuais gestores. Assim, nos dá um panorama geral das atuação das bacias para sabermos onde o Comitê pode atuar junto aos municípios”.
O evento encerra-se na sexta-feira, 21, com continuidade das apresentações dos municípios pelos os seus respectivos representantes.
Comitê
Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) são grupos de gestão compostos por representantes dos três níveis: poder público, usuários da água e sociedade civil. A mesa diretora é democraticamente eleita e os comitês passam a ser porta-vozes das reivindicações e necessidades dos usuários daquela bacia.
O Tocantins conta atualmente com cinco CBH´s instalados, sendo: Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Formoso; Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda, Comitê de Bacia Hidrográfica Manuel Alves da Natividade e o Comitê das Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza. (Da assessoria de imprensa)