O titular da Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau), Afonso Piva, e o secretário-executivo da pasta, Quesede Ayres, estiveram na quarta-feira, 8, no Ministério da Saúde (MS). Os tocantinenses reivindicaram a ampliação do limite financeiro disponível para custeio de ações e serviços de média e alta complexidade (MAC) e a possível celebração com o Hospital do Amor de Palmas.
Melhorias para a saúde tocantinense
Afonso Piva falou sobre a reunião. “Discutimos, acima de tudo, melhorias para a saúde tocantinense, no que diz respeito a recursos e, ainda, sobre os atendimentos para o tratamento de diversas patologias, dentre elas, o câncer, advindo do convênio com o Hospital de Amor, em Palmas. Estamos trabalhando para avançar, com o apoio do governo do Tocantins e Ministério da Saúde”, disse o gestor, que foi recebido pelo secretário-executivo do MS, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz.
Emendas parlamentares
O secretário tocantinense ainda se reuniu com o deputado federal Eli Borges (SD) para tratar sobre novas emendas parlamentares para a saúde, a fim de custear, principalmente, as cirurgias eletivas. “Estamos buscando, junto aos nossos representantes federais, recursos para avançar com as cirurgias eletivas e melhorar o atendimento e assistência aos tocantinenses. Quero aproveitar para agradecer o empenho de toda nossa bancada federal em buscar e destinar recursos para a saúde do Estado”, enfatizou.