A prefeita Josi Nunes (PSL) confirmou na noite desta segunda-feira, 13, que Gurupi não realizará programação de Carnaval em 2022. “Pela preservação da saúde, da vida, das famílias, da região e do nosso Estado”, disse a social liberal em coletiva de imprensa. “Essa decisão não poderia vir apenas de uma única pessoa, ela teria que ser discutida e dialogada e foi por isso que todos nós investimos um tempo buscando a opinião dos gurupienses, dos comerciantes e empresários, do Poder Legislativo,para fazermos uma tomada de decisão mais consistente e integrada com a realidade”, emendou.
Consulta
A prefeita lembrou ainda que o Carnaval de Gurupi é um evento importante econômica e culturalmente; e que por isso, a gestão não mediu esforços para buscar conhecer de perto a opinião da comunidade. Um dos mecanismos utilizados pela foi uma consulta pública por meio do aplicativo Colab. Disponibilizada entre os dias 1º e 10 deste mês, a pesquisa apontou que 90,17% dos participantes foram contra a realização do Carnaval no ano que vem. Destes, 55,80% acham que a realização seria um risco para a saúde da população; e os outros 34,37% acreditam que com o cenário pandêmico incerto, é melhor evitar as festividades.
Vacinação
Outro dado importante da consulta pública é que 77,43% dos participantes declaram já terem tomado a 1ª e 2ª dose da vacina contra a Covid-19. Quando questionados se a realização do Carnaval em 2022, é necessária para a retomada da economia no município, 58,03% dos participantes disseram que talvez, mas não no momento atual da pandemia. O secretário de Saúde, Vânio Rodrigues, e o diretor de Vigilância em Saúde, Marcus Teixeira Marcolino, afirmaram que, apesar dos baixos índices da doença registrados na cidade, atualmente o maior desafio é seguir avançando na imunização dos gurupienses.
Pouco mais de 50% da população recebeu duas doses
Marcus Teixeira demonstra preocupação com os resistentes à imunização. “Aproximadamente 30% da nossa população não se vacinou. São pessoas que ainda resistem à ideia de se vacinarem contra a Covid-19. Cerca de 70% da população de Gurupi já tomou a primeira dose da vacina e pouco mais de 50% completou o esquema vacinal, ou seja, já recebeu a primeira e a segunda dose do imunizante”, afirmou.