A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) fechou no dia 30 de dezembro o balanço das ações realizadas em 2021, destacando redução dos principais índices de criminalidade. A realização das etapas finais do concurso público para o provimento de mil novos policiais também foi comemorado “Estamos caminhando para a posse desses novos guerreiros que chegam para somar a nossa corporação e para trazer ainda mais êxito ao nosso policiamento preventivo e ostensivo”, destacou o comandante geral da corporação, coronel Júlio Manoel da Silva Neto.
Combate à criminalidade
O balanço de 2021 demonstra uma redução nos índices de criminalidade, que a PMTO avalia ser resultado de todo o investimento realizado no último ano com a aquisição de novas armas e equipamentos e com o comprometimento dos integrantes das fileiras da instituição. Houve queda em cerca de 18% no número de crimes de furto, e em 39% nos crimes de roubo no Estado. Após o atual comando fortalecer o trabalho da Patrulha Maria da Penha, com a entrega de nova viatura contendo a identidade visual do programa, e também com a nova ferramenta, o Botão de Pânico, a PMTO registrou uma redução de 60% nos números de ocorrências de violência doméstica em 2021, comparadas ao ano anterior.
Conquistas e novidades
A PMTO ressaltou a substituição e renovação da identidade visual com a nova frota de viaturas, com veículos mais modernos, em busca de oferecer mais conforto aos policiais militares e um melhor atendimento ao cidadão. Ainda em 2021 foram criadas novas unidades, como o Grupamento Aéreo (Graer), que já opera com duas aeronaves, e proporciona rápido deslocamento para atendimentos das demandas aéreas da corporação; bem como a criação do Regimento de Polícia Montada (RPMon), em fase de instalação, responsável pelo policiamento ostensivo montado, que apresenta, enquanto principal característica a ostensividade e a mobilidade.
Operações
A realização de operações também foram destaque em 2021. A corporação cita a “Hórus”, com resultados expressivos em relação à apreensão de armas, drogas e recuperação de veículos roubados e furtados; a “Narco Brasil”, integrada com as demais forças de segurança em todo o Estado; a Piracema, onde foram apreendidos cerca de 10 mil metros de redes, além de pescado, que foram distribuídos posteriormente a comunidades carentes; e a Boas Festas, com foco em coibir ações dos criminosos, atuando com policiamento estratégico nos locais de realização das festividades natalinas e de réveillon, visando a tranquilidade social.
PMTO comprometida
O comando da PMTO reforça que o resultado positivo advém do empenho de todos os policiais militares, obstinados em servir e proteger o tocantinense. “Nossa missão é promover a segurança pública e garantir que a população possa circular com tranquilidade entre suas casas, trabalhos e comércios. Para isso, estamos comprometidos a dar continuidade ao que já vem sendo feito, a exemplo deste ano repleto de desafios, missões cumpridas e várias conquistas que trazem orgulho para toda a tropa”, destacou o coronel Silva Neto.
Confira o balanço da Polícia Militar do Tocantins: