Qual a programação de vacinação de hoje? Como faço para pegar o boleto do IPTU? Como faço para pegar o alvará de funcionamento? Esses são só alguns exemplos das dezenas de mensagens que chegam diariamente no Whats Palmas, perfil oficial da Prefeitura de Palmas, no aplicativo WhatsApp.
E ao longo de pouco mais de quatro meses de operação, o Whats Palmas tem ajudado o cidadão palmense a tirar dúvidas e resolver problemas diários que envolvem a gestão municipal. De novembro de 2021 a fevereiro de 2022 foram contabilizadas 4.968 interações, ou seja, mensagens enviadas por pessoas de Palmas e de outros estados.
Uma delas é Marinês Sielskis, moradora de um condomínio na Arno 42 (405 Norte), que no início deste mês solicitou atendimento de zeladoria urbana. “Fiquei sabendo sobre o Whats Palmas após uma pessoa publicar no grupo do condomínio. Relatei o problema ocorrido na nossa rua e imediatamente recebi retorno do atendimento no Whatsapp. No dia seguinte pela manhã a equipe da Prefeitura estava no local executando o trabalho”, explica ao ser referir a um problema de escoamento de água.
Após receber a demanda no Whats Palmas, a equipe de atendimento acionou a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), que de imediato enviou trabalhadores para verificarem o relato. Foi realizada a limpeza da rede e a retirada de uma grande quantidade de terra e lixo.
Além dessa solicitação, a moradora já requereu o serviço de tapa-buracos, pedido já incluso na programação das equipes de manutenção viária e que será feito em breve.
As duas áreas que mais demandam solicitações são de zeladoria urbana e saúde, como explica a coordenadora do Whats Palmas, a jornalista Fernanda Mendonça. “É feito um trabalho em conjunto com as secretarias para que consigamos oferecer o melhor atendimento ao solicitante. Nosso objetivo é ajudar a resolver problemas e buscar a melhor solução para cada caso”, detalha. (Da assessoria de imprensa)