O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), recebeu nesta quarta-feira, 15, na sala de reuniões da secretaria, representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O encontro foi solicitado pela coordenação de comunicação do UNICEF na Amazônia, e tem o intuito de firmar parcerias que auxiliem na promoção dos direitos das crianças e adolescentes.
Participaram da reunião a secretária executiva da Setas, Simone Brito; a coordenadora do UNICEF no Território Amazônico, Judith Léveillée; o especialista em saúde do UNICEF, Antônio Carlos Borges; a diretora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Setas, Halana Magalhães; a coordenadora estadual do Programa Criança Feliz no Tocantins, Katilvânia Guedes; a articuladora estadual, Edilene Borges; técnicos da Setas e uma representante da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju).
Na ocasião, o especialista em saúde do UNICEF, Antônio Carlos Borges, disse que o órgão vem desenvolvendo uma série de ações junto aos municípios tocantinenses visando à promoção dos direitos das crianças e adolescentes por meio do Selo UNICEF. “O objetivo do encontro é estar junto com o Governo do Tocantins na construção de uma agenda em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes do Estado”, destacou.
A secretária executiva da Setas, Simone Brito, falou que a Pasta está comprometida com o fortalecimento das ações de proteção social. “O Selo UNICEF é um grande aliado nessa luta na defesa das crianças e adolescentes, e a Setas trabalha alinhada com os municípios, em um diálogo intersetorial, mais humano e amoroso, visando este entendimento e a busca de resultados”, ressaltou a secretária.
A coordenadora estadual do Programa Criança Feliz (PCF) no Tocantins, Katilvânia Guedes, disse que as ações do PCF voltadas para a Primeira Infância se articulam com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Selo UNICEF. “O PCF é uma janela de oportunidades para que os municípios trabalhem as garantias de direitos por meio das equipes, articulações e rede intersetorial”, salientou ela.
Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Ao aderir ao Selo UNICEF o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. (Da assessoria de imprensa)