Durante os dias 13 e 14 de setembro ocorreu a 2ª edição do Encontro de Mulheres Municipalistas, evento organizado pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM), com o objetivo de incentivar a participação feminina na política e em cargos da gestão municipal, com foco na defesa dos Municípios. Na plateia presente no auditório da ATM estavam prefeitas, vice-prefeitas, primeiras-damas e secretárias Municipais, muitas delas ligadas à área da Assistência Social.
O Encontro promoveu vasta programação de atividades, que contou com palestras de autoridades e especialistas na área do Municipalismo, da Política, do Direito e da Comunicação. Destaque para a palestra de Nárcia Kelly, prefeita reeleita do município de Bela Vista de Goiás (GO), premiada no estado de Goiás e nacionalmente. Em sua explanação, Nárcia relatou suas experiências durante as eleições municipais e também no comando do município goiano, e as políticas públicas que executa para o fortalecimento das mulheres, bem como deixou uma mensagem de empoderamento às presentes.
Prefeita de capital
Durante a abertura do encontro, a prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro, relatou os desafios e vivências da vida pública. “Sou a única prefeita de capital de todo o país. É uma responsabilidade gigantesca. Eu sento na mesa com os demais prefeitos de capital, são 27 estados da federação, aquela mesa imensa, e lá estou eu, representando mais de 50% do eleitorado e mais de 52% da população brasileira formada por mulheres. Vejo que é necessário sermos muito parceiras, que tenhamos muita empatia com as mulheres, não só nesse momento de discussão, mas é necessário esse apoio e esse reforço dos partidos, dos Municípios e, principalmente, dos nossos companheiros que constroem essa boa política conosco”, disse.
Ferramenta de fortalecimento
O presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, disse que o encontro é uma ferramenta em busca do fortalecimento da participação e presença das mulheres nos espaços de decisão e poder. “Sabemos que os números hoje sobre a participação na política e nas administrações refletem uma triste realidade de desigualdade entre homens e mulheres. Quando criamos esse encontro buscamos de certa forma contribuir para corrigir essa distorção, para incentivar e fomentar mais candidaturas femininas, bem como para consolidar a participação das mulheres nas gestões municipais”, enfatizou o presidente, que estava acompanhado da prefeita de Monte Santo, Nezita Martins, eleita vice-presidente da ATM para o próximo biênio.
Temas
Reconhecido nacionalmente e internacionalmente, o Movimento Mulheres Municipalistas surgiu nos espaços de discussão organizados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), e sua fundadora, a senhora Tânia Ziulkoski, foi uma das palestrantes do encontro. A participação da mulher na política foi tema abordado pela fundadora do Instituto Alziras, Clara de Sá, que trouxe números da presença das mulheres nas candidaturas eleitorais. Palestras sobre o Direito das Mulheres, a melhor forma de se comunicar e imagem pessoal também contribuíram na formação das mulheres presentes.
Na avaliação das participantes, o evento foi um sucesso e contribuiu para o processo de empoderamento feminino. “É um evento muito edificante, fortalece muito o poder da mulher na política, e a influência que temos nesse meio, que ainda não está sendo amplamente ocupado por nós. Precisamos nos unir para que possamos eleger mais mulheres”, disse Flávia Falcão diretora da Assistência Social, do Trabalho e da Mulher de Formoso do Araguaia, que participa pela segunda vez do encontro. (Da assessoria de imprensa)