A Prefeitura de Araguaína homologou o resultado do processo seletivo para contratação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE). O documento está no Diário Oficial de terça-feira, 25, e conta com os nomes dos aprovados e os candidatos que ficaram no cadastro reserva. A convocação será iniciada nos próximos dias, de maneira gradativa para atender ao cronograma de trabalho dessas funções e não causar impacto aos serviços prestados à comunidade.
MAIS DE 500 CLASSIFICADOS
Ao todo, foram mais de 500 classificados, entre aprovados e cadastro reserva. Os dois cargos terão 40 horas de trabalho semanal e com salário-base de R$ 2.424, para atuar em todos os bairros de abrangência das UBS (unidades básicas de saúde), nas zonas urbana e rural de Araguaína.
SELEÇÃO
A seleção foi dividida em três etapas: prova objetiva, análise de títulos e curso de formação profissional. A primeira etapa foi realizada no dia 25 de setembro de 2022, com 3.750 candidatos
FORMAÇÃO
O curso preparatório teve carga horária de 40 horas/aula. Entre os temas abordados durante a formação dos candidatos a agentes de saúde estão assuntos básicos e específicos, como as técnicas de realização de diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, coletar e registrar dados relativos às visitas domiciliares, considerando as particularidades de grupos específicos, entre outras. No caso dos agentes de combate a endemias, as aulas foram de conhecimentos iniciais para a prática cotidiana com assuntos que exploram as políticas públicas de saúde, controle social, territorialização, além de ações de promoção de saúde e prevenção de doenças.