Cerca de 250 mulheres empreendedoras de Araguaína e região participaram nessa quarta-feira, 26/4, da 7ª edição do Chá com Mulheres, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO). O encontro teve como objetivo promover o desenvolvimento das líderes empresariais femininas do Tocantins, estimular o networking e compartilhar experiências.
Durante sua palestra com o tema “Desistir não é uma opção”, Mazé Lima compartilhou sua trajetória de perseverança, desde seus dias como faxineira até a abertura da Mazé Doces, uma empresa renomada na cristalização de frutas. Ela contou suas dificuldades enfrentadas durante sua jornada como empreendedora, incluindo a administração de seu próprio negócio e a venda de seus produtos, oferecendo insights sobre como superar obstáculos e alcançar o sucesso.
Representando o presidente da FIETO, Roberto Pires, a vice-presidente da Federação, Maria Elieth Lobo, destacou o crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho. “Segundo dados do Perfil da Indústria do Tocantins, houve um aumento de 5% no número de mulheres, como nós, à frente das empresas no Estado com destaque para as áreas de vestuário, alimentação, construção civil e mobiliário”, afirmou Lobo.
Maria Elieth ainda destacou outro dado importante,: de cada 10 indústrias brasileiras, seis já contam com programas ou políticas de promoção de igualdade de gênero. “No Sistema FIETO também é feito o dever de casa. Este importante evento faz parte de uma série de atividades que reforçam a atenção do presidente Roberto Pires e de sua diretoria com a capacitação e valorização da liderança feminina”.
A palestrante e empresária Mazé Lima compartilhou sua trajetória no empreendedorismo e destacou a importância da persistência para o sucesso nos negócios. “Eu sempre tive o sonho de ter meu próprio negócio, mas enfrentei muitas dificuldades no caminho. Não foi fácil, mas eu nunca desisti. Acredito que é preciso ter perseverança e confiar em si mesma para alcançar nossos objetivos”, disse a empresária.
Os relatos prenderam a atenção de mais de duas centenas de mulheres. “Cresci em uma fazenda, odiava fazer doces, mas isso foi uma sementinha que minha mãe plantou quando eu era jovem. Hoje, realizei meus sonhos, os dos meus filhos. E meu objetivo agora, é tocar o coração de cada uma de vocês”, disse Mazé emocionada ao som de uma salva de palmas.
A empresária do ramo frigorífico de Araguaína, Lídia Lira, também participou do evento e destacou que Mazé Lima encantou a plateia e que a mensagem é clara: com determinação e perseverança, é possível alcançar qualquer objetivo na vida. “O sonho dela em ser bailarina, e ela realmente bailou muito bem na vida. Isso quer dizer que quem quer boa, vai longe. Isso é muito importante. Você precisa buscar, nada cai do céu. Os desafios da vida precisam ser superados. Tem que ter garra. Ela mostrou que quando você busca, você consegue”, afirmou Lira.
O Chá com Mulheres é um evento anual promovido pela FIETO em diversas cidades do estado do Tocantins. Além de palestras, o encontro também conta com momentos de descontração e networking entre as participantes. A iniciativa tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino e contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região. (Da assessoria de imprensa)