O Estado inaugurou na manhã de quarta-feira, 21, a sede da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) em Luzimangues, distrito de Porto Nacional. Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) anunciou o aumento do efetivo na região, que passou de 12 para 40 policiais. Sete viaturas, armas de fogo, coletes balísticos, uniformes, rádio e outros equipamentos também foram entregues. O major Renato Marques Lisboa foi designado o comandante responsável pela 1ª CIPM
UM DOS MAIORES MUNICÍPIOS DO ESTADO
Conforme o Poder Executivo, a 1ª CIPM de Luzimangues surge da necessidade de adequação a uma nova realidade administrativa e operacional da PMTO e busca atender as demandas de segurança pública da sociedade local, levando em consideração o crescimento populacional do distrito. “Mais de 20 mil pessoas residem aqui e, quando a Lei de Emancipação for aprovada, Luzimangues será um dos maiores municípios do Estado. Estamos cuidando agora, pensando no futuro, em parceria com a prefeitura de Porto Nacional e com nossos deputados federais e estaduais”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa.
PORTO JÁ DOOU ÁREA PARA FUTURO BATALHÃO
O prefeito Ronivon Maciel falou do processo para instalação do destacamento. “Nós entramos com a parte física, inclusive já doamos uma área para a construção definitiva de um batalhão da PM aqui em Luzimangues. É um trabalho a quatro mãos, para que nós possamos cumprir nossas missões”, afirmou. O gestor também falou do crescimento da região. “Juridicamente, Luzimangues é um distrito, mas nós sabemos da dimensão geográfica e populacional que tem hoje, ao lado da Capital. É um distrito que tem crescido bastante e a população tem chegado e buscado educação, saúde, oportunidades e, com certeza, segurança”, complementou.
REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE
O comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa, que também esteve presente ao evento, informou que o principal objetivo da corporação é a redução da criminalidade por meio de uma distribuição logística com base em evidências. “Essa estratégia institucional estabelece a 1ª CIPM, cuja circunscrição abrange toda a área, tanto urbana e quanto rural, do distrito de Luzimangues, e limita com os municípios de Palmas, Miracema e Paraíso”, concluiu.