O Hospital Geral do Tocantins (HGP) completa 18 anos nesta quinta-feira, 10, como a maior referência de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) para os 139 municípios tocantinenses. A unidade hospitalar realiza uma média mensal de cerca de três mil atendimentos no pronto-socorro; quase dois mil internações e cinco mil atendimentos ambulatoriais; além de oferecer serviços em mais de 40 especialidades médicas adultas e mais de 15 especialidades médicas pediátricas, entre clínicas e cirúrgicas.
SERVIÇOS
O hospital conta com nove serviços especializados como a hemodinâmica; reconstrução crânio buco maxilo facial; transplante de córnea; neurovascular; serviço de atendimento domiciliar; vídeo cirurgias nas diversas especialidades cirúrgicas; captação de órgãos e tecidos; Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON); unidades de terapia intensivo adulto e pediátrica e uma completa equipe multiprofissional – nutrição, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social, fonoaudiologia, odontologia, radiologia, enfermagem, farmácia e outros.
PROCEDIMENTOS DELICADOS
A Secretaria da Saúde (Sesau) destacou as inovações adotadas pela unidade, como, nos últimos dois anos estão, a realização de um implante de marcapasso, em sítios Parahissiano e Septo interventricular profundo, em um idoso de 82 anos; embolização em um paciente com 54 anos, da neurocirurgia, com malformação arteriovenosa (Mav); e a primeira reconstrução do maxilar, com uso de prótese importada, em um paciente de 45 anos. Foi a primeira vez que foi feita esta técnica por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
AMPLIAÇÃO
Só em 2023, o HGP recebeu 137 novos leitos, sendo 50 unidades de terapia intensiva (UTI); 45 leitos de pronto socorro adulto; 30 leitos para quimioterapia e 12 de psiquiatria. A ampliação permitiu ao hospital conta atualmente, com 374 leitos de internação em enfermarias; 6 leitos de UTI Coronária tipo II; 50 leitos de UTI adulto geral; 5 leitos de UTI para pós-operatório imediato; 20 leitos de UTI pediátrica; 06 leitos de Unidade de Cuidados do AVC; 10 leitos de serviço de hemodinâmica; 86 leitos no pronto-socorro adulto; 40 leitos de pronto-socorro pediátrico (9 na sala vermelha, 10 na sala verde 1, 10 na sala verde 2 e 11 na sala verde 3); 10 salas cirúrgicas; 13 leitos de Recuperação Pós-Anestésica; 14 consultórios de Ambulatório de Especialidades; 06 consultórios de Ambulatório de Oncologia e 04 consultório de Ambulatório de Pediatria.
EQUIPE
O HGP possui 3.459 profissionais de saúde, entre efetivos, nomeados e contratados, e possui 270 colaboradores de empresas terceirizadas que atuam em suas dependências. “Toda esta equipe é responsável por tudo que o HGP é hoje, como referência para o Estado do Tocantins e norte do país. Por isso, nesta data muito importante para nós, agradecemos à equipe qualificada e dedicada que temos. Verificamos o quando a unidade hospitalar tem crescido na sua parte de estrutura e também nos números de especialidades e serviços ofertados a população”, destacou o diretor geral do hospital, Leonardo Toledo.
FORMAS DE TORNAR AMBIENTE MELHOR
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) comemorou a data. “Nos 18 anos do HGP eu quero agradecer o empenho dos profissionais que ali trabalham e dedicam suas vidas a cuidar da população usuária do SUS. Quero dizer que vamos continuar trabalhando para incentivar esta equipe que já tem insalubridade e adicional noturno, inclusive para os contratos. Seguiremos buscando todas as formas de tornar o ambiente hospitalar melhor para trabalhadores e pacientes”, pontuou.
RECONHECIMENTO
Por sua relevância para a sociedade tocantinense, o HGP recebeu, em maio de 2023, o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. A premiação é concedida pela Câmara dos Deputados a entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.