Karine Alves, de 28 anos, trabalhou muito tempo como empregada doméstica, mas estava desempregada quando ficou sabendo dos cursos gratuitos do Centro de Geração de Renda ofertados pela Prefeitura de Araguaína. Agora, ela está formada em designer de sobrancelhas e já decidiu empreender.
“Minha vida estava muito difícil. Descobrir o curso foi como ver uma porta se abrindo para que eu pudesse ter minha renda e crescer financeiramente. Até então eu só havia trabalhado como empregada doméstica e hoje eu tenho meu próprio negócio, por isso sou muito grata à Prefeitura e a esse programa”, conta a nova designer.
Karine fez parte de mais um grupo de 170 alunos que concluíram os cursos profissionalizantes e receberam seus certificados na última sexta-feira, 1º de setembro, com direito à cerimônia de formatura. Os novos profissionais agora estão habilitados para atuar com pinturas em tecido, crochê, cabeleireiro, designer em sobrancelhas, manicure e pedicure e bordado à mão.
Gerando oportunidades
Desde 2021, o Centro de Geração de Renda de Araguaína já formou mais de 350 pessoas, além de promover oficinas, ações comunitárias e palestras voltadas à capacitação profissional da população de baixa renda. As qualificações são gratuitas e realizadas em parceria com a comunidade, associações de bairros, igrejas, ONGs (Organização Não Governamentais), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
“O objetivo deste programa é atender pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e precisam de apoio para se qualificar e sair do desemprego, ou mesmo conseguir uma renda extra para a família, melhorando a qualidade de vida e possibilitando que essas pessoas tenham a oportunidade de crescer profissionalmente”, explica a diretora de Políticas Públicas de Empregabilidade da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína, Juliane Carneiro.
Elaine Oliveira, de 23 anos, aproveitou todos os benefícios de um curso profissionalizante no setor onde mora e desenvolveu uma nova habilidade. “Fiquei sabendo dos cursos pelo carro de som no meu bairro e procurei o Centro de Geração de Renda. As aulas foram perto da minha casa e estão me abrindo muitas portas mesmo antes de pegar o certificado, pois já atendi minhas primeiras clientes como cabeleireira e estou complementando a renda em casa”, disse Elaine.
Como participar
As matrículas para o segundo semestre deste ano já estão abertas e mais de 200 novas vagas estão sendo disponibilizadas para formações em manicure, pintura em tecido, crochê, bordado à mão, artesanato em feltro e cabeleireiro.
Para participar dos cursos gratuitos é necessário ser maior de 14 anos e procurar o Centro de Geração de Renda de Araguaína, localizado na Av. Primeiro de Janeiro, Centro, em frente à Praça das Bandeiras, e apresentar um documento de identidade.
A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, e os telefones para contato são (63) 3412-3569 e 99275-4202. Os locais e horários dos cursos serão divulgados após o fechamento das turmas. (Da assessoria de imprensa)