A aldeia Canuanã, em Formoso do Araguaia, recebeu de quinta-feira, 7, a sábado, 9, a 1ª edição dos Jogos Indígenas da Ilha do Bananal. Ao todo, seis etnias indígenas do Tocantins e Mato Grosso participaram. O evento foi realizado pelo município e a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) e reuniu 1,2 mil esportistas em modalidades como arco e flecha, luta corporal, atletismo, futebol e cabo de guerra
ETNIAS
Participaram da competição as etnias Javaé, Karajá, Krahô, Krahô-Kanela, Tapirapé e Xerente. E, também, ressaltada na participação das mulheres nas modalidades futebol feminino, cabo de guerra e atletismo. A organização projetou um público de cerca de 5 mil pessoas assistindo aos jogos e participando das festividades, que contam com apresentações culturais.
VALORIZAÇÃO CULTURAL
Diretor de Proteção à Cultura dos Povos Originários e Tradicionais da Sepot, Célio Thorkã Kanela ressaltou a importância do evento. “Quando valorizamos nossa cultura e promovemos o intercâmbio com outros povos, inclusive os não indígenas, a gente permite que as pessoas conheçam e respeitem mais nossas tradições, isso diminui o preconceito existente com a cultura indígena”, pontuou.
INTERCÂMBIO
O prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues (PTB), comemorou a programação. “Este ano tivemos um apoio do governo, através da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais para que a gente pudesse aprimorar essa festividade. Além de ter todas as etnias aqui da Ilha do Bananal, temos também outras etnias aqui do Tocantins e de outros estados. É oportunizar o intercâmbio entre essas diferentes etnias e também permitir que a comunidade aqui de Formoso tenha contato com esses indígenas nesses dias em que estão sendo realizados esses jogos aqui na aldeia”, comentou.