O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) receberá mais de R$ 2 milhões do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome que, somados ao valor de contrapartida do estado, serão aplicados na aquisição de quatro caminhonetes, um caminhão baú para carga seca, um caminhão baú para carga refrigerada e quatro barcos de alumínio com motor e carroceria. O governo federal está destinando recursos para fortalecer a capacidade logística das populações indígenas que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A parceria do MDS foi firmada com a Funai e com órgãos gestores do PAA em 14 estados para a compra de veículos, embarcações e equipamentos. O investimento total é de cerca de R$ 40 milhões.
ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO INDÍGENA
Segundo o ministério, os meios de transporte vão garantir o escoamento da produção indígena e a entrega de alimentos a esta população, que em sua maioria habita regiões de difícil acesso, unindo as duas pontas: comunidades que fornecem e comunidades que recebem os alimentos. Os recursos serão repassados por meio de convênios com os estados, assinados no final de dezembro e publicados nesta primeira semana de 2024, no Diário Oficial da União.
104 VEÍCULOS
No total, serão adquiridos 104 veículos, como caminhões, caminhonetes, utilitários e pick-ups com diferentes especificações. Também serão compradas 46 embarcações entre barcos e lanchas.