A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) abriu nessa quinta-feira, 11, e seguem até dia 26, as matrículas para a primeira Escola Bilíngue de Surdos do Tocantins, em Palmas. O projeto é mais uma ação do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe). O processo de matrícula deve ser realizado de forma presencial na Quadra 303 Norte (Arno 31), Apm 07, Alameda 11, na antiga Escola Estadual Criança Esperança, em Palmas.
PÚBLICO-ALVO
As vagas são destinadas aos estudantes surdos, surdocegos, deficientes auditivos e com outras comorbidades que utilizam a língua de sinais para se comunicar, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, com turmas de período integral. Para os alunos que residem na zona semiurbana e rural da Capital, a Secretaria da Educação irá disponibilizar transporte escolar.
DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA
O estudante com mais de 18 anos ou seu responsável legal deve comparecer na escola e apresentar os documentos originais e cópias dos documentos listados abaixo:
- Certidão de nascimento ou casamento (Certidão de Nascimento emitida pela Funai para os indígenas);
- histórico escolar ou declaração de concluinte; carteira de identidade/Registro Geral (RG);
- cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de endereço recente (água ou energia);
- comprovante de serviço militar (para estudantes do sexo masculino entre 18 e 45 anos, exceto indígenas);
- cartão de vacinação atualizado (para estudantes com até 18 anos, conforme a Lei nº 3.521, de 7 de agosto de 2019);
- cartão do Sistema Único de Saúde (SUS);
- cartão do Número de Identificação Social (NIS), para quem recebe benefício social do Governo Federal;
- além de uma foto 3×4 atual;
- estudantes da Educação Especial também devem apresentar laudo médico.