O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima; o Procurador-Geral do Estado, Kledson de Moura Lima, a presidente da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), Lina Ester, e o diretor da Agência de Mineração (Ameto), Otton Nunes, estiveram reunidos na manhã de terça-feira, 14, com o diretor do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Francisco Valdir Silveira, para discutir o desenvolvimento de projetos de cooperação que visam desenvolver o setor no Estado.
TOCANTINS PODE SER GRANDE PLAYER
Francisco Valdir Silveira defende que a parceria em projetos pode auxiliar no desenvolvimento da economia e das cadeias produtivas de forma significativa e que podem beneficiar outros setores. “São ações que irão fazer desse Estado um grande player do setor mineral brasileiro. Não tenho dúvida que nos próximos anos o Tocantins estará despontando dentro do Brasil como um dos seis ou cinco estados com produção dentro da área do setor mineral, principalmente dos minerais para a transição energética para a segurança alimentar”, defendeu.
TOCANTINS É PRIVILEGIADO
Diretor da Ameto, Otton Nunes acredita que a reunião é uma demonstração do potencial que o Tocantins tem dentro do setor. “Para nós é importante receber aqui o diretor de geologia do SGB, inclusive por demonstrar a potencialidade a importância do Estado no contexto nacional. Estamos muito felizes com as tratativas aqui desenvolvidas”, pontuou. Carlos Humberto Lima defendeu iniciativas que visam fomentar todo e qualquer setor econômico. “O Tocantins é privilegiado pelo potencial em diversos setores e a mineração é um deles. Com projetos como esse, que partem da cooperação de diversos atores de grande importância dentro do setor, conseguiremos atuar de forma mais eficaz”, acrescentou.