Balanço feito pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a concessionária de energia elétrica no Tocantins, Energisa, aponta para o furto de 32.153 megawatt-hora (MWh) em todo o território estadual apenas no primeiro quadrimestre do ano. Conforme a pasta e a empresa, a quantia registrada é o suficiente para abastecer aproximadamente por um período de 12 meses cerca de 13 mil clientes ou uma cidade do porte de Araguatins.
PREJUÍZOS E RISCOS
Titular da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Praticados contra Concessionárias de Serviços Públicos (DRCSP), Lucélia Marques destaca que a contravenção – furto de energia -, além de ser crime previsto nos artigos 155 e 171 do Código Penal, coloca em risco a vida de quem o prática. “O popular ‘gato’ mais do que trazer prejuízos financeiros para a concessionária e seus consumidores, coloca em risco a vida de quem tenta fazer essa ligação clandestina, a inabilidade pode provocar uma descarga elétrica que pode levar a morte. Por esses motivos, a única opção viável é usufruir da energia elétrica de forma regular”, destaca, lembrando que o infrator pode levar até quatro anos de reclusão, além de pagar multa.
CRIME PODE PREJUDICAR TODA A REDE DE USUÁRIOS
O coordenador de Medição e Combate a Perdas, Ricardo Pedrosa de Brito, destaca que é importante lembrar que a rede elétrica foi projetada para atender a um determinado número de clientes e, quando ocorre um desvio, pode prejudicar a todos os usuários, causando sobrecarga na rede que levam a oscilações, quedas de energia e até mesmo a queima de equipamentos e transformadores. “É necessário que a população compreenda os riscos e prejuízos do furto de energia elétrica e se conscientize sobre a importância de utilizá-la de maneira responsável e legal, assegurando a segurança e o bem-estar de todos. Denunciar ligações clandestinas também é essencial, pois, no final, todos os usuários acabam arcando com os custos desse crime”, concluiu.
DENÚNCIA
A denúncia de furto de energia pode ser feita de forma simples e anônima. Para isso, basta entrar em contato com a Energisa através de um dos canais de atendimento como call center no número 0800 721 3330, site energisa.com.br , Facebook ou Twitter, agência de atendimento presencial da sua cidade, pelo aplicativo Energisa On, que pode ser baixado de forma gratuita na smartphone, ou ainda pelo Whatsapp da Gisa, no endereço (www.gisa.energisa.com.br).