O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) esteve no Rio de Janeiro (RJ) nesta quinta-feira, 8, para receber o Prêmio Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital. O Tocantins ficou em 3° lugar entre os que mais evoluíram. Desenvolvido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) e pelo Ministério da Economia, o índice tem o objetivo de medir o nível de maturidade digital dos estados e compor, por meio de indicadores, o pilar de eficiência da máquina pública. O Programa de Atendimento ao Cidadão (Pronto) oferta mais de 700 serviços e já registra 65 mil solicitações atendidas.
ATI
Órgão responsável por implementar as políticas de inovação na oferta de serviços públicos digitais no Estado, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) fez-se presente na cerimônia com o titular da pasta, Alírio Felix Martins Barros. No ano passado, nós estivemos nesse evento e falamos que em 2024 estaríamos nesse palco. E graças a Deus, nós estamos aqui. Esse resultado mostra toda a evolução nos índices do governo, não só na tecnologia, mas também na educação, na saúde, no comércio e nas indústrias. É um reflexo da gestão que entende que a tecnologia pode sim melhorar a vida do cidadão, dando mais transparência e oferecendo serviços com mais qualidade”, destacou.
RAPIDEZ E QUALIDADE
O governador Wanderlei Barbosa elogiou as iniciativas da agência. “Nossa equipe tem feito um brilhante trabalho integrando todas as áreas como escolas, sistema de saúde e rotas de turismo. Temos feito investimentos em tecnologia, fazendo sempre todo o esforço para qualificar nossos servidores, para que eles possam modernizar e desenvolver nosso Estado. Quando começamos a gestão, a nossa folha de pagamento dos servidores era rodada em 36 horas, porém agora é em 2 horas. Então, todo esse avanço, que fizemos e continuamos fazendo, está sempre focando em prestar um serviço de eficiência com rapidez e qualidade para o cidadão”, exemplificou.
COMITIVAEstiveram presentes no evento a primeira-dama e secretária de Participações Sociais, Karynne Sotero, e gestores das pastas Representação em Brasília (Serb), Carlos Manzini; do Turismo (Setur), Hercy Filho; da Comunicação (Secom), Márcio Rocha; da Administração, Paulo Benfica, e os presidentes do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev-TO), Sharlles Fernando; e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme.