O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) em agosto chegou aos 51,4 pontos, acima da linha divisória de 50, o que demonstra o setor tocantinense confiante em relação à economia nos próximos seis meses, o que não acontecia desde maio (50,5). Os meses de junho (49) e julho (48,9) ficaram abaixo. O ICEI do País ficou um pouco acima do Estado, com 51,7 pontos.
PRINCIPAIS INDICADORES
Conforme a Federação das Indústrias (Fieto), o resultado positivo deve-se, sobretudo, ao indicador de ‘Expectativas’, um dos componentes do ICEI, que atingiu 54,6 pontos em agosto, registrando um aumento de 2,8 pontos e indicando que os empresários seguem otimistas. Já o indicador de ‘Condições Atuais’, apesar do avanço – passou de 43,1 pontos em julho para 44,9 em agosto – segue abaixo da linha divisória dos 50 pontos.
TOCANTINS ACOMPANHA CENÁRIO NACIONAL
Técnica em pesquisa da Fieto, Gleicilene Bezerra da Cruz avalia resultado. “O ICEI vinha apresentando tendência de aumento ficando próximo a linha dos 50 pontos, e no mês de agosto ultrapassou esse limite confirmando o sentimento de confiança, assim como no cenário nacional”, avalia Gleicilene Bezerra da Cruz, técnica em pesquisa da FIETO.