O Tocantins recebeu na sexta-feira, 8, a visita do diretor de Políticas Penitenciárias da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Sandro Abel Barradas, que conheceu o trabalho realizado pelo Sistema Penal na Unidade de Tratamento Penal e na Fazenda Agropecuária Penal, ambas em Cariri. O secretário executivo da Cidadania e Justiça (Seciju), Hélio Marques, e policiais penais acompanharam a agenda.
REVITALIZAÇÃO DA ANTIGA UNIDADE
Sandro Abel Barradas também visitou o estado da antiga unidade penal no município que está desativada, mas que futuramente passará por revitalização com recurso federal, segundo alinhamentos e planejamento entre os governos estadual e federal. “A relação estável e contínua entre o sistema penal tocantinense e a Senappen fortalece e expande as atuações entre o governos na destinação de recursos para o eixo da segurança pública com foco na reinserção social de pessoas privadas de liberdade, o que tem refletido diretamente no cumprimento das penas de forma mais humanizada e focada no trabalho, na educação e na profissionalização dessas pessoas sob custódia do Estado”, pontuou Hélio Marques.
FÓRUM DE FORTALECIMENTO DA REDE DE PARCERIAS
Na ocasião, o diretor também marcou presença no 29º Fórum de Fortalecimento da Rede de Parcerias com a Diretoria de Planejamento e Convênios da Seciju, que abordou temas como o uso de recursos e prestação de contas em áreas essenciais da saúde, segurança e educação, promovido pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), em parceria com a Secretaria Nacional de Gestão e Inovação, ligada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), ainda na quinta-feira, 7.