Informações obtidas pelo jornal Folha de S.Paulo mostram que relatórios gerenciais de manutenção rodoviária atualizados até julho de 2019 incluíam a ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que desabou entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), na categoria “amarela”, indicando “nota 2” para a estrutura, sendo 1 o estado mais crítico e 5 o melhor estado, conforme o Índice de Condição de Manutenção. As inspeções realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) mostram que a estrutura já era considerada em estado “ruim” de conservação.
PROBLEMAS ESTRUTURAIS OU FUNCIONAIS
Segundo a Folha, a classificação 2 (ruim) indica que a ponte pode apresentar problemas estruturais ou funcionais que requerem atenção prioritária. Esses problemas podem incluir situações como danos no concreto, fissuras ou exposição de armaduras, falhas em fundações ou pilares ou desgaste em juntas de dilatação ou sistemas de drenagem, entre outros.
OUTRAS 10 PONTES CONSIDERADAS EM ESTADO RUIM
Os dados consolidados da Coordenação Geral de Planejamento e Pesquisa do Dnit, segundo o jornal paulista, mostram a situação de 121 pontes federais do Tocantins, das quais dez foram enquadradas na categoria amarela, ou seja, em estado de conservação ruim, a mesma situação da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira. As informações são as mais recentes e foram incluídas no relatório geral de operações rodoviárias, de maio de 2023.
LEIA MAIS
- Ponte que liga Aguiarnópolis e Estreito desaba, mata pelo menos 2 pessoas e deixa 10 desaparecidas
- TRAGÉDIA ANUNCIADA | Moradores, vereadores e trabalhos universitários já denunciavam péssimas condições da ponte que desabou
- Vicentinho Jr cobra respostas do Dnit e Ministério do Transporte sobre queda de ponte; “Tragédia anunciada que poderia ter sido evitada”
- BILHETE DO CT | Para Elias Júnior, vereador de Aguiarnópolis, sobre a queda da ponte JK, que liga Tocantins e Maranhão
- Ministro Renan Filho anuncia nova ponte sobre o Rio Tocantins e sindicância para apurar causa do desabamento